Brigada mobiliza CAPES no Dia Mundial da Hipertensão
Equipe da Brigada de Incêndio aferirá pressão em todos os andares do prédio no dia 17 de maio, próxima sexta-feira
Na sexta-feira, 17 de maio, a Brigada de Incêndio da CAPES vai aferir a pressão arterial dos colegas em todos os andares do edifício-sede. A iniciativa marca o Dia Mundial da Hipertensão, data que lembra da importância de controlar as variações do fluxo sanguíneo. O objetivo é reforçar a importância da medição da pressão arterial e mapear possíveis grupos de risco entre servidores e colaboradores da CAPES.
O que é
A hipertensão ocorre quando as artérias oferecem resistência à passagem do sangue bombeado pelo coração, elevando a pressão do fluido dentro dos vasos sanguíneos. Com o passar do tempo, esses vasos podem entupir ou se romper. Em 90% dos casos, a hipertensão é hereditária, mas o estilo de vida também tem influência na incidência da doença, considerando fatores como estresse, sedentarismo, fumo, bebida alcoólica, obesidade, colesterol e consumo excessivo de sal. A doença não tem cura, mas seu tratamento e controle garantem uma vida saudável ao paciente.
Hipertensão no Brasil
Segundo o ministério da Saúde, a “pressão alta” ou hipertensão é uma doença que provoca medições frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. e pode causar até mesmo a paralisação dos rins. Considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade atinge mais de 32% da população adulta brasileira, ou 36 milhões de indivíduos, de acordo com dados de 2022.