GESTÃO

Presidente da CAPES se reúne com servidores em clima descontraído

Publicado: 28/03/2024 17:02 Última Atualização: 28/03/2024 17:02

28032024 BANNER CAFE PROSA PRESIDENTEEvento Café com a Presidente lotou o salão no 2º subsolo

Na manhã desta quinta-feira, 28 de março, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou de um café da manhã seguido de roda de conversa com os servidores e colaboradores da instituição. O salão do 2º subsolo ficou praticamente lotado. Proposto pelo gabinete da Coordenação, o encontro teve como objetivo não apenas apresentar a presidente, mas também estabelecer o diálogo permanente entre a gestão e os funcionários. 

Érica Cidade, da Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCOM) da CAPES, iniciou a mediação do evento com uma apresentação descontraída de Denise Pires de Carvalho. A presidente, além de médica, professora e cientista, é reconhecida por sua trajetória acadêmica e experiência como ex-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC). Durante a apresentação, foram destacados aspectos mais pessoais da vida de Denise, incluindo sua paixão pelo Carnaval e sua habilidade na cozinha.

Na abertura da roda de conversa, a presidente explicou a motivação do encontro, expressando o desejo de estabelecer uma conexão mais próxima com os funcionários da CAPES: " Tive essa ideia para que eu possa reconhecer vocês no shopping, no supermercado. Eu sou boa fisionomista. Vendo os rostos, que eu saiba que vocês trabalham na CAPES”, contou a presidente. “O gabinete está aberto para conversas. Eu gosto muito de conversar, como vocês já devem ter percebido”, brincou.

Os participantes da roda de conversa puderam enviar perguntas previamente, por e-mail, e as questões foram organizadas em blocos, por afinidade temática. Mesmo tocando em temas sensíveis, o evento transcorreu em um clima descontraído. Respondendo à primeira questão, Denise contou sobre a sua jornada até a presidência da CAPES, desde seus primeiros passos como professora até sua eleição como reitora da UFRJ, em 2019. 

Denise enfatizou que seu principal objetivo na presidência da CAPES é deixar um legado de estabilidade institucional e fortalecer as instituições de ensino e pesquisa. Também mencionou a importância de a Fundação atuar de forma articulada com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sobre o “corpo social” da CAPES, termo com que a presidente se refere ao conjunto de servidores e colaboradores, ela ressaltou que todos são fundamentais para o funcionamento da Coordenação e que percebe o compromisso e o engajamento do grupo com a missão da Instituição.

Desafios e Estratégias para a Gestão da CAPES

Durante a conversa, Denise destacou o orçamento como o principal desafio enfrentado pela CAPES, que terá que usar de criatividade para superá-lo. Sobre o cenário da Educação e da pesquisa científica, em mutação, a presidente defendeu a importância do modelo híbrido de ensino (associando presencial e virtual) e da alfabetização digital, lembrando que a pandemia demonstrou não só as deficiências nacionais nesse campo, mas também as possibilidades. Ela enfatizou a necessidade de programas estratégicos para promover o letramento digital e combater a disseminação de informações falsas.

Outro ponto abordado foi o desenvolvimento e a capacitação dos servidores e colaboradores da CAPES. Denise destacou o Programa de Gestão e Desenvolvimento (PGD) como uma iniciativa importante para o bem-estar da equipe e mencionou que a renovação do programa está em discussão. Ela enfatizou a importância de um ambiente diverso, a importância do diálogo e do trabalho em conjunto.

A presidente respondeu, ainda, perguntas sobre contratação de colaboradores, sinalizando a possibilidade de revisar os contratos com as empresas licitadas, a fim de garantir benefícios como planos de saúde, sempre dentro da legalidade e sem comprometer os direitos dos colaboradores. 

Concluindo a roda de conversa, Denise expressou sua gratidão pela oportunidade de fortalecer a instituição lado a lado com o corpo social da CAPES, reforçando seu compromisso com a melhoria contínua e o desenvolvimento do ensino superior no Brasil.