Hipertensão: conheça a doença e saiba como se prevenir
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), cerca de 30% da população brasileira em idade adulta sofre com a doença
A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea, essa doença silenciosa pode levar a complicações graves, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), infarto do miocárdio e insuficiência renal.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), cerca de 30% da população brasileira em idade adulta sofre com a doença. Esse índice sobe para 50% na população idosa e pode chegar a 5% entre crianças e adolescentes. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos AVC e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias enquanto é bombeado pelo coração. A hipertensão ocorre quando essa pressão se mantém constantemente elevada, acima dos valores considerados normais, que são 120 mmHg (milímetros de mercúrio) para a pressão sistólica e 80 mmHg para a pressão diastólica. Sístole é o movimento de contração e diástole, de relaxamento do músculo cardíaco. Valores iguais ou superiores a 130/80 mmHg são considerados hipertensão.
Fatores de Risco
Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da hipertensão, como:
• Hábitos Alimentares: Consumo excessivo de sal, gorduras saturadas e alimentos processados podem aumentar a pressão arterial.
• Sedentarismo: A falta de atividade física regular pode levar ao ganho de peso e à hipertensão.
• Tabagismo e Álcool: O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são fatores de risco para a hipertensão.
• Estresse: Situações prolongadas de estresse podem elevar ao aumento da pressão arterial.
• Histórico Familiar: Ter parentes próximos com hipertensão aumenta a probabilidade de desenvolver a doença.
Prevenção
A boa notícia é que muitos casos de hipertensão podem ser prevenidos com a adoção de um estilo de vida saudável. Algumas dicas para prevenir ou controlar a pressão alta incluem manter uma alimentação balanceada. Consumir uma dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais e reduzir o consumo de sal, vitaminas saturadas e alimentos industrializados faz muita diferença. A prática regular de atividades físicas, como caminhada e musculação, também reduzem o risco de adquirir a doença.