Notícias Contratação sustentável foi tema de palestra organizada pela DGES
CAPACITAÇÃO

Contratação sustentável foi tema de palestra organizada pela DGES

Publicado: 18/08/2023 12:12 Última Atualização: 18/08/2023 16:06

FOTO EVENTO DGES

Presidente da CAPES e diretor de gestão ressaltaram a importância da prática

A Diretoria de Gestão (DGES) da CAPES promoveu nesta quinta-feira, 17, palestra sobre ESG nas Contratações Públicas. A sigla ESG é originária da língua inglesa e faz referência a questões ambientais, sociais e de governança. O tema foi desenvolvido pelo Dr. Renato Cader, professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, autor de livro e líder de projetos premiados na área.

Presente no evento, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, destacou a influência das compras públicas na promoção da sustentabilidade. "Nosso papel e missão nos levam a aplicar a mesma qualidade que usamos para orientar a formação de recursos humanos altamente qualificados, também em nossos processos de trabalho. Investir mais na capacitação dos nossos servidores significa manter a excelência não apenas como uma agência de formação de recursos humanos, mas também como uma que adota as melhores práticas", enfatizou.

Rodrigo Lamego, diretor de Gestão (DGES), também assistiu à palestra. Ele ressaltou que o tema introduz uma nova cultura na execução dos procedimentos, incorporando os princípios de ESG nas contratações públicas da CAPES. "A palestra aborda diversos aspectos novos e importantes que vão orientar os profissionais da área de compras e licitações da Fundação. Além disso, traz a garantia dessa nova cultura para os servidores e colaboradores, incentivando-os a ousar nas contratações com base nas novas legislações, valores e princípios de ESG nos nossos procedimentos de contratação".

Um pouco mais sobre ESG nas Contratações Públicas

Refere-se à consideração dos princípios e critérios relacionados a questões ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social, Governance), ao realizar processos de aquisições, compras e contratações por parte de entidades governamentais e instituições públicas.

Ambiental: Envolve uma avaliação dos impactos ambientais das aquisições e contratações públicas. Inclui fatores como eficiência energética, emissões de carbono, uso sustentável dos recursos naturais e práticas que promovem a proteção do meio ambiente.

Social: Refere-se ao exame das instituições sociais nas decisões de contratação pública. Pode envolver avaliação dos impactos nas comunidades locais, o respeito aos direitos humanos, a promoção de diversidade e inclusão, e a criação de condições de trabalho justas e seguras ao longo da cadeia de suprimentos.

Governança: Diz respeito à análise da integridade e eficiência dos processos de governança nas contratações públicas. Inclui garantir a transparência nas decisões, a prevenção de conflitos de interesse, a promoção da ética e o combate à corrupção.