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CAPACITAÇÃO

Uso da linguagem simples foi tema de conversa com Ouvidoria

Publicado: 22/08/2023 17:05 Última Atualização: 22/08/2023 17:05

IMAGEM LINGUAGEM CIDADÃDebate com servidores abordou a linguagem como instrumento de promoção da cidadania
A Ouvidoria da CAPES promoveu nesta terça-feira, dia 22, encontro com servidores e colaboradores sobre o conceito de Linguagem Cidadã. O objetivo foi mostrar a importância da linguagem simples no setor público e os benefícios de se comunicar de maneira clara e direta no atendimento à população.

Durante o encontro, Daniella Toscano, ouvidora da CAPES, apresentou os conceitos de Linguagem Cidadã (LC), Linguagem Simples (LS) e Comunicação não Violenta (CNV). “A LC representa o uso de uma linguagem cortês, formal, clara e atenta ao usuário de serviços públicos, de modo que o órgão público proporcione uma comunicação humanizada com a sociedade, a partir de uma linguagem amigável e acolhedora”, destacou.

A ouvidora trouxe exemplos reais de linguagem simples no setor público e da atuação de funcionários públicos com a comunicação não violenta. “Dentro da comunicação humanizada, procurei destacar a Comunicação Não Violenta, que representa uma forma de se comunicar sem julgamentos, sem avaliações, mas de modo a compreender o que uma pessoa quer ou pergunta. O principal exercício para um agente público é se colocar no lugar do outro”, pontuou.

Toscano lembrou aos colegas que a linguagem cidadã aproxima o governo e os cidadãos, pois facilita o acesso e a compreensão de informações fornecidas pelo Estado, como nas prestações de contas, por exemplo, e promove a cidadania. “Vale destacar que, conforme normativos legais, o usuário tem direito à adequada prestação de serviços públicos com urbanidade, respeito, e com a utilização de linguagem simples e compreensível”.

Linguagem Simples
É um conjunto de boas práticas de redação que envolve desde reflexões sobre a estrutura textual – a organização das ideias e mensagens, antes mesmo de iniciar a escrita – até o uso de elementos gramaticais, bem como um processo de revisão de texto mais empático ao leitor.

Essas técnicas permitem elaborar e revisar textos com informações transparentes, úteis e acessíveis, a fim de facilitar a comunicação. Seu objetivo é aumentar a compreensão das informações pelas pessoas, independentemente de sua condição econômica, escolaridade, idade ou da região onde vivem. Para tanto, usam-se palavras conhecidas, parágrafos curtos e frases simples, que possam ser entendidas por qualquer cidadão ou cidadã, sem tecnicismos, estrangeirismos ou jargões.