Notícias CAPES conclui segundo ciclo de oficinas do PEI 2024-2027
GOVERNANÇA

CAPES conclui segundo ciclo de oficinas do PEI 2024-2027

Publicado: 19/09/2023 08:26 Última Atualização: 19/09/2023 08:27

IMAGEM 2 CICLO PEIFoco foi a identificação dos principais macroprocessos, processos, parceiros-chave, público-alvo e valor público gerado pela CAPES

A CAPES realizou o segundo ciclo de oficinas de elaboração do Planejamento Estratégico (PEI) para o período de 2024 a 2027. O evento ocorreu no período de 12 a 15 de setembro e contou com a participação de convidados de todas as diretorias, além da presidência e do Comitê Gerencial de Governança.

Nessa etapa, o foco foi a identificação dos principais macroprocessos, processos, parceiros-chave, público-alvo e o valor público gerado pela CAPES. Todo esse esforço resultou na cadeia de valor que servirá como base tanto para a definição dos objetivos estratégicos, quanto para a gestão de processos, de riscos e de integridade da instituição.

Yuri Ghobad da Silva, coordenador-geral de Governança e Planejamento (CGGOV/PR), destacou a importância da cadeia de valor para o diagnóstico estratégico. Ele afirmou: "Essa etapa permite compreender como a CAPES tem atuado, como pretende atuar e quais são seus objetivos para o ciclo de 2024 a 2027, período de vigência do plano estratégico. Essa fase inicial é fundamental para a definição dos objetivos e estratégias para os próximos anos."

Talita Moreira de Oliveira, coordenadora-geral de Processos de Suporte à Avaliação (CGPRO/DAV), ressaltou a importância dos encontros para a definição clara dos objetivos e das estratégias que permitirão à CAPES alcançar suas metas nos próximos anos. Ela enfatizou a relevância das oficinas e da integração com os servidores, para que todos possam contribuir para o planejamento estratégico da instituição. “Esse trabalho colaborativo permite que a gente estabeleça diretrizes, planeje ações e defina metas alinhadas com a missão e visão da instituição”, destacou.

A colaboração foi um ponto alto nas oficinas. Amanda Menezes, coordenadora de Análise Técnica na Diretoria de Gestão da CAPES (CATE/CGPCA/DGES), elogiou a evolução do processo de planejamento estratégico da instituição, destacando que a abordagem atual permite que servidores de diferentes níveis tenham voz ativa nas discussões, contribuindo para uma visão mais abrangente e inclusiva. "As oficinas têm nos ajudado a refletir sobre os desafios que enfrentamos, sobre os últimos anos, e a repensar nossos objetivos futuros”, afirmou.

Após essa fase de diagnóstico, a CAPES seguirá para a construção do mapa estratégico. A terceira etapa desse processo está prevista para a última semana de setembro, quando se iniciarão os trabalhos de definição dos objetivos estratégicos.