Notícias CAPES busca boas práticas em favor das pessoas com deficiência
INCLUSÃO

CAPES busca boas práticas em favor das pessoas com deficiência

Publicado: 21/09/2023 14:50 Última Atualização: 21/09/2023 14:50

CARD DIA PCDMobilidade social e inclusão são prioridades na Fundação

Há mais de 30 anos, o 21 de setembro marca no calendário o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, graças à iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). É uma boa oportunidade para saber mais sobre o que a CAPES realiza, internamente, com o objetivo de criar um ambiente cada vez mais acessível e menos desigual para servidores, colaboradores e visitantes.

Garantir o respeito e a equidade, bem como a independência e a autonomia de todos, é fundamental. Por isso, o edifício sede da CAPES oferece uma estrutura inclusiva, com rampas de acesso, pisos táteis nas entradas principais e nos halls dos elevadores em todos os andares. O auditório é equipado com plataforma elevatória até o palco, a garagem reserva vagas exclusivas, há banheiros com medidas para cadeirantes e sinalização adequada. Além disso, os elevadores disponibilizam painéis de leitura em braile nas botoeiras externas e internas, em todos os andares, as portas são largas, permitindo a passagem e o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

No campo da comunicação, a CAPES investe em tecnologias assistivas. Todo o conteúdo postado nas redes sociais apresenta alternativas para o acesso de pessoas com deficiências visuais e auditivas, seja por meio de legendas de textos nos vídeos e nas descrições das imagens e fotografias, ou da presença da opção de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o aplicativo VLIBRAS. As áreas responsáveis vêm empreendendo, ainda, um esforço coordenado para que os eventos com transmissão ao vivo sempre contem com intérpretes de libras.

Luta necessária

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data tem por objetivo chamar a atenção para a importância de se desenvolver meios de inclusão para as pessoas com deficiência. As comemorações, no entanto, ocorriam de forma extraoficial desde 1982, por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.