Workshop sobre Segurança da Informação e Comunicação alerta para a proteção de dados
O encontro teve como objetivo conscientizar servidores e colaboradores da CAPES sobre as melhores práticas de segurança digital
A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com o Grupo Gartner, promoveu na última quarta-feira, 20, workshop de sensibilização sobre Segurança da Informação e Comunicação (SIC). O evento teve como objetivo conscientizar os servidores e colaboradores da instituição sobre as melhores práticas de segurança digital e a importância da preservação das informações pessoais e institucionais.
Fernando França, diretor do Grupo Gartner, expressou gratidão pelo convite e ressaltou a importância da abordagem atual em relação à ciência e à educação no Brasil, especialmente no que diz respeito à construção e proteção da informação. Ele destacou que a proteção de dados é uma preocupação global que afeta todas as organizações, e parabenizou a CAPES pela iniciativa.
Yuri Ghobad da Silva, coordenador-geral de Governança e Planejamento (CGGOV/PR) e encarregado pelos dados pessoais na CAPES, destacou a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em uma sociedade em constante evolução tecnológica. “No âmbito da LGPD, temos três pilares: processos, pessoas e tecnologia, que precisam ser aprimorados continuamente, tanto para garantir a proteção de nossa instituição quanto para dar confiança ao nosso público em compartilhar dados”, enfatizou.
Adi Balbinot Junior, diretor da DTI, destacou que o evento desempenha um papel fundamental na disseminação de informações sobre a importância da proteção de dados. "A CAPES está totalmente informatizada e digitalizada. Estamos cada vez mais atentos à segurança das informações, devido ao risco global que isso representa. Há uma preocupação e responsabilidade consideráveis para garantir a segurança das informações e evitar vazamentos. Sensibilizar e capacitar as equipes é essencial para minimizar possíveis vazamentos de dados e seus impactos para a instituição", pontuou.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, destacou que o evento é resultado de conversas e preocupações sobre a qualidade dos processos e a segurança da informação. "Acredito que, mais do que isso, a lei nos impõe uma responsabilidade ética, como servidores que lidam com recursos públicos. A qualidade da informação, sua preservação e a maneira como ela é comunicada ao público são elementos fundamentais da nossa missão”, destacou a presidente.
Jaime Gama, formado em Engenharia Civil e Processamento de Dados e membro do Grupo Gartner, foi especialmente convidado para ministrar palestra sobre autodefesa digital. Durante a apresentação, Jaime trouxe exemplos de ataques virtuais, juntamente com medidas recomendadas, enfatizando a importância de comportamentos seguros, tais como a troca regular de senhas, a não utilização de e-mail institucional em sites de compras e a precaução ao utilizar redes wi-fi públicas enquanto se está trabalhando, entre outros aspectos.
Francisco Araújo de Almeida Neto, gestor de Segurança da Informação e Comunicação da CAPES, falou sobre como a CAPES atua na área. Neto detalhou as camadas de segurança, tais como as normas de uso de recursos de informática, as políticas de segurança de informação, equipe de prevenção, tratamento e respostas a incidentes cibernéticos. Além disso, descreveu as estruturas usadas na CAPES, como firewall, filtro de conteúdo, anti-spam, back-up e recuperação de dados, entre outros.
O evento também proporcionou um espaço para perguntas e foi amplamente elogiado pelos participantes. Joana Sousa, analista da Diretoria de Educação a Distância (DED), aprovou a iniciativa da instituição. "Na DED, lidamos diretamente com um sistema que manipula dados e percebemos a necessidade de adquirir mais conhecimento sobre esse tema, o que contribuirá para uma atuação mais segura”, afirmou.