Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos do mundo
Em 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos
O Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado anualmente em 27 de setembro, foi estabelecido pela Lei nº 11.584/2007 com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é líder global em transplantes de órgãos, tecidos e células, sendo que o Sistema Único de Saúde (SUS) financia aproximadamente 95% dessas operações no País. Em termos absolutos, o Brasil é o segundo maior executor de transplantes do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (EUA).
De janeiro a junho de 2023, o Brasil registrou mais de 1,9 mil doadores efetivos de órgãos, marcando um recorde em comparação com o mesmo período dos últimos dez anos. Isso possibilitou a realização de mais de 4,3 mil transplantes, de acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
A data oficial tem como objetivo fomentar o diálogo sobre a doação de órgãos e encorajar um número crescente de pessoas a participarem da campanha, tornando-se doadoras. Você pode salvar vidas e proporcionar uma segunda chance através da doação de órgãos. Para saber mais sobre o assunto, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/snt/doacao-de-orgaos