Imprensa destaca elevação do número de bolsas e crescimento da participação feminina na ciência do Brasil
CAPES na Mídia 26
Na semana de 9 a 15 de outubro, as principais matérias que citaram a CAPES nos veículos de imprensa mencionaram o aumento do número de bolsas de pós-graduação, o crescimento da quantidade de mulheres com título de doutorado no Brasil, uma proposta de doutorado profissional em matemática, o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias e a divulgação do Censo da Educação Superior 2022.
O Estadão lembrou a elevação do número de bolsas concedidas pela Fundação num texto sobre a importância de estudar as chamadas deep techs – empresas cujo modelo de negócio se baseia em desenvolvimento de tecnologia por meio da pesquisa científica.
Antes de anunciar uma lista de 100 mulheres doutoras em áreas relacionadas ao campo, como biologia e ciência de alimentos, a Forbes Brasil cita o crescimento do número mulheres com doutorado no Brasil usando dados da CAPES.
Seguindo no tema participação feminina no âmbito científico, a entrevista da Revista Galileu com a nova presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Godoy Mesquita, menciona uma proposta de curso de doutorado profissional na área, a ser enviada à Fundação.
No âmbito institucional, uma reportagem do Correio do Povo (RS) destacou a CAPES ao abordar o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias, ocorrido em 3 de outubro. Já o Portal Imprensa (GO) informou sobre a divulgação dos resultados do censo da Educação Superior 2022 no dia 10 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O veículo ressalta que participar do Censo é requisito para participar dos nossos programas.