Notícias CAPES incentiva campanha de doação de cabelo
SOLIDARIEDADE

CAPES incentiva campanha de doação de cabelo

Publicado: 19/10/2023 10:07 Última Atualização: 19/10/2023 10:07

16102023 Doação de cabelo internaMaterial arrecadado será usado na produção de perucas para mulheres em tratamento de câncer e situação de vulnerabilidade social

No mês do Outubro Rosa, A CAPES, por meio da Divisão de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida (DSQV), participa da campanha de incentivo à doação de cabelo da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília. Até o dia 30 de outubro, a DSQV, localizada no 1º andar do Edifício Sede, receberá as doações. Todas as mechas de cabelo arrecadadas serão usadas na confecção de perucas, destinadas a mulheres com câncer e em situação de vulnerabilidade social.

Qualquer pessoa pode doar, inclusive crianças. Não há limitação para tipos de cabelos: podem ser crespos, lisos, com ou sem química, desde que tenham pelo menos 20 cm de comprimento. O processo é simples. Basta amarrar os cabelos firmemente em um rabo de cavalo ou em mechas menores e fazer o corte. É importante que o cabelo esteja seco e em sua forma natural, sem escova ou chapinha. Em seguida, deve ser armazenado em um saco plástico limpo ou envelope, e entregue à DSQV. Em caso de dúvida, entre em contato com a Divisão pelos ramais 6518 e 6507.

A perda de cabelos é uma realidade enfrentada por muitos pacientes durante o período de tratamento do câncer e afeta significativamente o bem-estar emocional. A doação de cabelo pode proporcionar esperança e autoestima, fortalecendo a confiança das pacientes emocionalmente abaladas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), pesquisas indicam que pacientes com autoestima mais elevada possuem taxas de aderência mais altas ao tratamento, ou seja, envolvem-se mais, além de se sentirem mais seguros e tranquilos.

Quem decidir por doar esse pouco de si pode ter a certeza de que fará muita diferença na vida de alguém que luta contra o câncer.

Sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer

A instituição foi fundada em São Paulo e hoje atende pacientes em todo o País. Em Brasília, atua desde 1996, no Hospital de Base. Com a missão de “doar amor, enxugar lágrimas e provocar sorrisos”, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília presta assistência gratuita a mulheres com câncer e em vulnerabilidade social.

São 270 voluntários que atuam em 25 projetos, atendendo às comunidades do Distrito Federal e entorno. Uma das iniciativas da instituição é a Oficina da Peruca, que tem como objetivo captar doações de cabelo e produzir perucas para doação.

Para saber mais sobre a instituição, acesse: https://www.redefemininabrasilia.org.br/