CAPES é citada na imprensa como financiadora de pesquisas e cientistas renomados
CAPES na Mídia 28
A semana de 23 a 29 de outubro teve quatro temas importantes em citações à CAPES nos órgãos de imprensa. Mais uma vez, pesquisa vencedora do Prêmio CAPES de Tese foi assunto de matéria, bem como diversos projetos que contaram com o financiamento da Fundação, e profissionais egressos de seus programas. A Coordenação também foi citada positivamente em entrevista com um de seus ex-presidentes.
O Progresso (MS) cita a vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2023 na área de Materiais. Essa é a segunda matéria jornalística pautada por texto publicado em nosso site, desde o retorno desta coluna. Uma pesquisa que recebeu financiamento da CAPES também interessou ao Estadão, com reportagem sobre estudo realizado pela Unicamp em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas.
O apoio financeiro da CAPES apareceu ainda no Metrópoles, que abordou um evento sobre inovação tecnológica em saúde organizado com apoio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). De forma semelhante, o portal R7 Nacional mencionou o PAEP na realização de um encontro acadêmico.
O jornal Diário do Rio Claro relembra a reportagem da revista Forbes Brasil sobre a formação de doutoras no País, apresentando dados da CAPES sobre o número de concluintes mulheres.
Já sobre cientistas de destaque, o Diário de Petrópolis informou que dois pesquisadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) figuram entre os mais influentes do mundo. Um dos mencionados, Marcelo Dutra Fragoso, foi bolsista e posteriormente assessor de avaliação da CAPES.
Em entrevista com Anderson Correia, ex-presidente da Fundação, o site Jornal GGN menciona o reajuste de valor das bolsas ocorrido em 2023.