Notícias Novembro Azul: um mês de conscientização em saúde masculina
SAÚDE

Novembro Azul: um mês de conscientização em saúde masculina

Publicado: 13/11/2023 15:58 Última Atualização: 13/11/2023 16:03

10112023 Novembro Azul internaO câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens em todo o País; atitudes preventivas fazem diferença

No Brasil, desde 2011, o mês de novembro é marcado por uma importante campanha: Novembro Azul. A iniciativa tem como propósito conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a própria saúde. O principal objetivo é aumentar a detecção precoce do câncer de próstata, mas com a campanha pretende-se, também, abordar outras enfermidades que afetam predominantemente o público masculino.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens em todas as regiões do Brasil, perdendo apenas para os tumores de pele do tipo não-melanoma. Atualmente, também é a segunda maior causa de morte por câncer entre homens, destacando sua relevância epidemiológica no País. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, no triênio 2023-2025, ocorram cerca de 71.730 novos casos a cada ano.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, com maior incidência a partir dos 60 anos, além de histórico familiar da doença e da obesidade, especialmente para tipos mais avançados. Já a exposição a agentes químicos no ambiente de trabalho é responsável por aproximadamente 1% dos casos de câncer de próstata.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que os homens estejam atentos a quaisquer anormalidades em seus corpos e busquem assistência médica o mais cedo possível, para realizar um diagnóstico precoce do câncer de próstata. O diagnóstico precoce, que consiste na identificação do câncer em estágios iniciais em pessoas com sinais e sintomas, é preferível à técnica do rastreamento, que se caracteriza pela aplicação sistemática de exames em pessoas assintomáticas, com o intuito de identificar o câncer em estágio inicial.

Ainda segundo o INCA, o rastreamento rotineiro desse câncer não é recomendo, pois as evidências atuais sugerem um balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde masculina. Embora o rastreamento aumente o diagnóstico da doença, não há registros de redução significativa da mortalidade específica a partir dessa técnica, havendo ainda importantes danos à saúde do homem. Por isso, caso o homem opte por esses exames, é aconselhável uma decisão compartilhada, após uma conversa com um profissional de saúde sobre todos os riscos.

Além do câncer de próstata, o Novembro Azul também aborda outras condições que impactam a saúde masculina. A campanha visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção em geral e adoção de um estilo de vida saudável. Doenças como infarto, diabetes, hipertensão, obesidade e depressão estão entre as principais ameaças à saúde masculina.

A prevenção é a melhor forma de combater doenças e garantir uma vida mais saudável. A conscientização é o primeiro passo para quebrar tabus e promover ações que beneficiem a saúde dos homens. Para isso, é crucial que os homens brasileiros modifiquem seus hábitos, dando preferência a uma alimentação balanceada, à prática regular de exercícios físicos, à redução do consumo de álcool e tabaco, e ao controle do estresse. Além disso, é fundamental que procurar atendimento médico, regularmente, para realizar exames de rotina.

Para saber mais, acesse: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/novembro-azul