Notícias CTI debate ações do Programa de Integridade da CAPES
GESTÃO

CTI debate ações do Programa de Integridade da CAPES

Publicado: 21/11/2023 10:31 Última Atualização: 21/11/2023 13:27

IMAGEM REUNIAO CTIO objetivo do Comitê é fomentar de maneira contínua a cultura de integridade, transparência e acesso à informação na Fundação

No dia 8 de novembro, o Comitê Técnico de Integridade (CTI) da CAPES promoveu sua primeira reunião. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às competências do CTI, à disseminação do Programa de Integridade da CAPES e às ações de planejamento e gestão de risco à integridade da Fundação.

Yuri Ghobad da Silva, coordenador-geral de Governança e Planejamento (CGGOV/CAPES), ressaltou a importância do planejamento das ações, destacando o compromisso do CTI em fornecer suporte na construção do Plano de Integridade, considerando o levantamento dos riscos identificados. "A gestão de riscos à integridade é o primeiro passo para a elaboração do plano de integridade da Instituição. Esse processo deve seguir a metodologia de gestão de riscos da CAPES, cuja publicação está programada para o primeiro semestre de 2024", explicou.

Reonauto Souza Jr., corregedor da CAPES, destacou a importância de uma política de gestão de integridade institucional, como uma ferramenta de prevenção da prática de desvios éticos, de ilícitos administrativos e fraudes no âmbito da Fundação. “Uma política de gestão de integridade bem desenvolvida em uma entidade aumenta as chances de que os agentes públicos tomem decisões em função de critérios técnicos, e não com base em interesses particulares, incrementando, dessa forma, a qualidade dessas decisões”, pontuou.

Sobre o CTI

O Comitê Técnico de Integridade da Fundação é um órgão colegiado de caráter propositivo, composto pelos titulares de seis unidades: Corregedoria, Ouvidoria, Comissão de Ética, Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGPE), Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGLOG), e Unidade de Gestão da Integridade (UGI). A Auditoria Interna participa das reuniões do CTI como órgão consultivo. O objetivo estratégico do grupo é fomentar, de maneira contínua, a cultura de integridade, transparência e acesso à informação no âmbito da CAPES.