Notícias CAPES participa do Encontro Nacional de Corregedorias
INTEGRIDADE

CAPES participa do Encontro Nacional de Corregedorias

Publicado: 28/11/2023 17:54 Última Atualização: 28/11/2023 18:20

Fotografia encontro de corregedoriasA edição de 2023 celebrou os 18 anos do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sua Corregedoria, participou do Encontro Nacional de Corregedorias, entre os dias 21 e 23 de novembro. O evento aconteceu na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, e comemorou os 18 anos do Sistema de Correição do Poder Executivo (Siscor).

O encontro teve como objetivo promover discussões sobre integridade e eficiência no âmbito da Administração Pública. Além disso, foram oferecidas oficinas de capacitação voltadas para o aprimoramento do desempenho da atividade correcional em toda a esfera governamental. Lá os participantes puderam aprender mais sobre produção de provas, indiciamento e relatório final, entre outros assuntos fundamentais.

Reonauto Souza Jr., corregedor da CAPES, conta que o evento proporcionou a sua equipe uma valiosa chance de compreender melhor o papel de atuação do órgão. "Dar a oportunidade da presença no evento aos servidores da Corregedoria da CAPES, onde puderam ouvir e conhecer a história do Siscor, foi muito enriquecedor para as suas experiências profissionais diárias”, destacou.

Marcus Caixeta, corregedor-substituto da CAPES, destacou a importância do contato com as várias corregedorias federais e outros entes da Federação para o aprimoramento das boas práticas correcionais. "Minha participação no encontro serviu para o reconhecimento da história de sucesso representada pelo Siscor e me deu um senso de pertencimento a essa iniciativa", completou.

Eber Martins, assistente-técnico da Corregedoria da CAPES, salientou a promoção de atividades de aperfeiçoamento como essenciais para uma atuação eficiente. "Parabéns à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Corregedoria-Geral da União (CRG) pela preocupação e interesse em levar aos agentes públicos que atuam na área correcional experiências e treinamentos específicos, que nivelam o conhecimento e a aplicação das melhores práticas correcionais”, frisou.

Lorena Teixeira, assistente em C&T da Corregedoria da CAPES, também elogiou a iniciativa. "Ter participado do Encontro Nacional de Corregedorias foi muito enriquecedor para mim. Com temas relevantes e atuais na matéria disciplinar, ministrados por grandes mestres na área, o evento me proporcionou contribuições preciosas. Merecem destaque as oficinas de capacitação, que, com clareza e objetividade, explicaram o lado operacional da atividade correcional", finalizou.

SisCor: 18 anos

A edição especial de 2023 celebra os 18 anos do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor), composto pelo Órgão Central, representado pela Corregedoria-Geral da União (CRG) da CGU, e Unidades Setoriais de todas as unidades correcionais da Administração Pública federal, definido como um alicerce dinâmico para a busca contínua por transparência e responsabilidade.

Além do SisCor, 2023 marca os 20 anos de existência da CGU e os 10 anos da Lei Anticorrupção e da Lei de Conflito de Interesses, datas que simbolizam a relevância da atividade correcional no âmbito da administração pública.