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CAPACITAÇÃO

DEB promove oficina sobre fluxos de trabalho

Publicado: 07/12/2023 11:32 Última Atualização: 07/12/2023 11:45

 G9A4261.JPGObjetivo foi incentivar o debate sobre os desafios e oportunidades da Diretoria

A Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da CAPES realizou, nos dias 28 e 29 de novembro, oficina para o aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho. O encontro foi realizado na sala T do 2º subsolo do Edifício Sede e reuniu toda a equipe da DEB, composta por 41 pessoas, entre servidores, colaboradores e estagiários.

A oficina teve como objetivo promover o diálogo entre os membros da equipe acerca dos desafios e oportunidades da Diretoria, uma vez que as atribuições das coordenações da DEB foram recentemente redefinidas. Cada uma das quatro coordenações que atualmente compõem a Diretoria detalhou suas responsabilidades e atribuições. O foco foi estreitar a relação entre as equipes para uma atuação mais eficaz, sinérgica e colaborativa.

Fernanda Litvin Villas Bôas, Coordenadora-Geral de Fomento e Avaliação de Programas (CGFAP/DEB/CAPES), ressaltou a importância do diálogo e do planejamento conjunto para aprimorar o cotidiano de trabalho e oferecer melhores resultados. “A DEB é composta por profissionais conscientes e comprometidos. Oportunidades de diálogo e planejamento conjunto são facilitadoras do trabalho e devem ser incentivadas”, destacou.

Os participantes avaliaram positivamente o encontro, reconhecendo a relevância das reflexões conjuntas. Cleide Soares, colaboradora vinculada à Coordenação-Geral de Fomento e Avaliação de Programas (CFOP/CGFAP/DEB/CAPES) parabenizou a iniciativa e destacou o aprendizado e o respeito vivenciados durante os dois dias. “Me senti acolhida e tivemos a liberdade de compartilhar experiências de vida e trabalho”, pontuou.

Carine Mariani, servidora de carreira da Coordenação de Programas de Formação de Profissionais do Magistério, vinculada à Coordenação-Geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas (CFOR/CGDOC/DEB), também elogiou a iniciativa, a organização e a acolhida da oficina, ressaltando a importância da troca e do diálogo como ferramentas facilitadoras do trabalho. “Foram momentos de muita partilha, aprendizados e convivência. Obrigada por oportunizarem esse momento tão rico para nós”, finalizou.

A metodologia da oficina resultou da capacitação das coordenadoras da DEB e de outros servidores da CAPES para as oficinas estaduais realizadas no âmbito da construção do novo Programa Nacional da Pós-Graduação (PNPG). Lorena Lins Damasceno, Coordenadora-Geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas, destacou que essa abordagem permitiu a contribuição de todos, enriquecendo os resultados do debate. "Ao final de 2023, a equipe da DEB pôde visualizar os resultados relevantes obtidos pelos programas de formação de professores, identificando os pontos que podem ser aperfeiçoados", concluiu.

lhida da oficina, ressaltando a importância da troca e do diálogo como ferramentas facilitadoras do trabalho. “Foram momentos de muita partilha, aprendizados e convivência. Obrigada por oportunizarem esse momento tão rico para nós”, finalizou.

A metodologia da oficina resultou da capacitação das coordenadoras da DEB e de outros servidores da CAPES para as oficinas estaduais realizadas no âmbito da construção do novo Programa Nacional da Pós-Graduação (PNPG). Lorena Lins Damasceno, Coordenadora-Geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas, destacou que essa abordagem permitiu a contribuição de todos, enriquecendo os resultados do debate. "Ao final de 2023, a equipe da DEB pôde visualizar os resultados relevantes obtidos pelos programas de formação de professores, identificando os pontos que podem ser aperfeiçoados", concluiu.