Capacitação e fortalecimento institucional: as ações da DGES em 2023
Concurso público, retorno de servidores e programas internos impulsionam a equipe da CAPES
Em 2023, a Diretoria de Gestão (DGES) promoveu ações para fortalecer o quadro de pessoal e a instituição, investiu em pessoal, preparou-se para o concurso público e executou programas internos. O trabalho foi intenso, mas a equipe deu conta e os resultados foram os melhores possíveis.
A autorização e o preparo do concurso da CAPES, que não acontecia há mais de uma década, foi um dos destaques do ano. Uma Comissão Organizadora de Concurso Público foi instituída para preencher 50 cargos de Analista em Ciência e Tecnologia. O edital, publicado no último dia 15, vai renovar e fortalecer a equipe da Fundação.
A DGES também se envolveu em iniciativas voltadas para os recursos humanos. Foram preparadas e aplicadas estratégias para atrair e manter profissionais na CAPES, resultando na redução de servidores cedidos ou requisitados em outros órgãos: antes eles eram mais de 60 e agora são 46. Além disso, a retomada do Programa de Qualidade de Vida (PQV) está em andamento e promete aparecer renovada em breve.
Outro ponto importante foi a recente reestruturação da CAPES, que reforçou o compromisso com a valorização do pessoal interno, incluindo a realocação de servidores em novas unidades e priorizando a ocupação de cargos por funcionários efetivos.
A capacitação foi outro aspecto muito trabalhado pela Diretoria.Ao longo do ano 221 servidores foram capacitados por meio de cursos de curta duração, de idiomas, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em 2023, a Diretoria de Gestão trabalhou em afinada sintonia com o compromisso da CAPES em investir no desenvolvimento contínuo de seus servidores e colaboradores, garantindo a excelência nas atividades realizadas.