Janeiro Branco: saúde mental e emocional em foco
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com pelo menos um transtorno mental
Janeiro Branco é um movimento social dedicado à promoção da saúde mental. A campanha foi sancionada por lei em abril de 2023, com o objetivo de incentivar a conscientização da população sobre a importância da promoção de hábitos e ambientes saudáveis como medidas de prevenção de doenças psiquiátricas, em especial a dependência química e o suicídio.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, no mundo inteiro, quase um bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental. Dessas, 14% eram adolescentes. Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes, sendo que 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Ainda segundo os dados da OMS, os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lembra que também entram no rol transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar. Os problemas de saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados, temporária ou permanentemente, de exercer suas funções laborais. A concessão de benefícios, no entanto, está sujeita a critérios específicos.
Para receber os benefícios por incapacidade temporária e permanente é necessário ter pelo menos 12 meses de contribuição previdenciária. No auxílio-doença, é fundamental comprovar a incapacidade temporária para o trabalho. Já na aposentadoria por invalidez, a comprovação da incapacidade permanente é obrigatória. Para saber mais sobre a concessão de benefícios do INSS e como requerer, acesse: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/janeiro-branco-mes-de-conscientizacao-pela-saude-mental-e-emocional