Imprensa cita pesquisas e projetos com apoio da Fundação
CAPES na Mídia 38
Tivemos uma semana altamente positiva de 15 a 21 de janeiro, com citações em textos sobre a publicação de uma pesquisa do Prêmio CAPES de Tese em livro, um projeto de coordenadora do Pibid, e também sobre nossos programas, em contextos diversos.
Dados nossos tiveram menção em notícia do jornal O Estado do Piauí, sobre uma pesquisa da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) acerca do tema de equidade racial entre o professorado de pós-graduação no Brasil.
Artigo da pesquisadora Patricia Matsuo (USP) na plataforma The Conversation foi repercutido na revista Galileu. Vencedora do Prêmio CAPES de Tese na área de Ensino, a pesquisadora também mencionou o lançamento do livro Muito Além da Chuva, obra resultante do estudo de doutorado dela sobre educação ambiental.
Nosso site pautou o Portal Terra, que usou uma notícia sobre o podcast Descolonização do Saber, projeto da pesquisadora Maria Emília Vasconcelos, coordenadora do programa Pibid na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Já o Correio Braziliense citou nosso programa Abdias do Nascimento em notícia sobre a instalação de uma obra em formato de livro na Praça dos Três Poderes. O artefato traz escrito o nome do artista, político e professor que intitula o programa. A Avaliação da CAPES foi citada pelo Portal Terra, que anunciou a chamada do programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, do governo federal.
Vale pontuar nossa aparição na revista Analytica, especializada em controle de qualidade industrial. A reportagem fala sobre um novo material que ajuda a avaliar o grau de deterioração do concreto e cita o apoio da Fundação.
Fechando o resumo semanal, o Jornal Nacional abriu espaço para uma pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre desertificação do semiárido brasileiro, em 19 de janeiro. A CAPES não é diretamente citada, mas nós divulgamos essa pesquisa em primeira mão, em nosso site.