Notícias Concurso Público ampliará quadro de Analistas em Ciência e Tecnologia da CAPES
GESTÃO

Concurso Público ampliará quadro de Analistas em Ciência e Tecnologia da CAPES

Publicado: 25/01/2024 14:10 Última Atualização: 29/01/2024 11:36

IMAGEM CONCURSODas cinquenta vagas, 32 são para qualquer área do conhecimento. Há reservas para PCD, autodeclarados negros e profissionais de Biblioteconomia, Contabilidade, Informática e Estatística

Em dezembro de 2023, a CAPES anunciou a abertura de concurso público com a oferta de 50 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia, em diferentes áreas de formação. Segundo o edital, a prova será aplicada em 17 de março, no turno da tarde, e terá duração de quatro horas e meia. Serão 120 questões gerais e específicas. A seleção também inclui avaliação de títulos.

Das 50 vagas disponíveis para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia, 32 são destinadas a candidatos de qualquer área de formação. As demais vagas serão distribuídas de acordo com funções específicas: Biblioteconomia (3 vagas), Contabilidade (5 vagas), Estatística (5 vagas) e Informática (5 vagas). O processo seletivo também reserva vagas para pessoas com deficiência (PCD) e candidatos autodeclarados negros. os salários variam entre R$ 5.211,48 e R$ 11.186,69, dependendo da titulação e da gratificação por desempenho.

Adriano Mendes de Almeida, coordenador-geral de Gestão de Pessoas (DGES/CAPES) esclarece que, em uma análise mais ampla, a demanda por novos profissionais na Coordenação não serão totalmente supridas pelas vagas autorizadas no atual concurso. “Em 2022, a Instituição solicitou autorização para 90 vagas, e em 2023, esse número subiu para 139 vagas, indicando um crescente interesse na ampliação da força de trabalho da CAPES, em virtude da diversificação de suas atividades”, explica Almeida.

Segundo a Diretoria de Gestão (DGES), atualmente, a CAPES conta com 338 servidores efetivos, dos quais 291 estão em exercício na instituição e 47, em outros órgãos. Há ainda 25 servidores de órgãos diversos em exercício na Fundação, além de 283 colaboradores na função de assistente administrativo. Já os cargos de confiança são ocupados exclusivamente por servidores de carreira, enquanto os cargos em comissão podem ser ocupados tanto por servidores efetivos quanto por pessoas sem vínculo permanente com a Administração.