Dengue: Secretaria de Saúde do DF amplia atendimento
Nove tendas de acolhimento foram instaladas em Administrações Regionais; onze UBS estão funcionando até as 22h durante a semana, 38 unidades abrem aos sábados e oito atendem também aos domingos
O aumento dos casos de dengue no Distrito Federal (DF) está levando a Rede Pública de Saúde a intensificar as ações para diagnosticar e tratar a doença. De acordo com o relatório semanal sobre a dengue no DF, divulgado pela Secretaria de Saúde, entre 1º e 27 de janeiro o Distrito Federal teve 29.492 casos prováveis e seis mortes relacionadas à dengue. Secretaria de Saúde segue investigando se outras 24 mortes foram causadas pela doença. Em função do quadro, o Governo do Distrito Federal decretou estado de emergência, medida publicada em uma edição extra do Diário Oficial (DOU) do DF, em 25 de janeiro.
O que fazer
O atendimento precoce evita complicações e internações hospitalares. Se você suspeita de dengue, procure atendimento em uma das 176 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF. Devem procurar uma UBS aqueles que apresentam sintomas leves, como febre alta (acima de 38ºC), dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, cefaleia e possíveis manchas vermelhas pelo corpo. Consulte aqui a lista das UBS do DF.
Para casos mais graves, classificados como grupos C e D, que incluem dores intensas no abdômen, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, boca ou fezes, tontura e extremo cansaço, os pacientes devem procurar uma das 13 unidades de pronto atendimento (UPA) da capital.
Ampliação do atendimento
Para intensificar o diagnóstico e tratamento da doença, a Secretaria de Saúde expandiu os horários e a capacidade de atendimento da rede. O horário padrão de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mas onze UBS passaram a funcionar em horários estendidos, permanecendo abertas ao público até 22h. Aos sábados, 38 unidades estão funcionando das 7h às 12h. Há ainda oito unidades funcionando tanto aos sábados quanto aos domingos, das 7h às 19h. Mais informações estão disponíveis no site da SES-DF.
Tendas de acolhimento
Além das unidades fixas, o Governo do Distrito Federal montou nove tendas de acolhimento, junto às Administrações Regionais de Ceilândia, Sol Nascente, Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. As tendas funcionam todos os dias, das 7h às 19h, e oferecem tratamento e orientação para casos leves de dengue, incluindo hidratação dos pacientes e testagem dos sintomas.
Veja abaixo os endereços:
Ceilândia – QNM 13, Módulo B
Sol Nascente/Pôr do Sol – SHSN VC 311 Trecho II
Samambaia – Quadra 302 conjunto 13 Lote 05 – Centro Urbano
Sobradinho – Quadra Central, St. Administrativo Lote A
São Sebastião – Q. 101 Conjunto 08
Estrutural – Setor Central, Área Especial 5 s/n
Recanto das Emas – 85, Av. Recanto das Emas Q 206, 300
Brazlândia – St. Tradicional Q 16
Santa Maria – Quadra Central 01. Conjunto H Lote 01
Para saber mais sobre a doença, sintomas, tratamento e prevenção, acesse os links abaixo:
https://www.saude.df.gov.br/dengue
https://info.saude.df.gov.br/informacoesdengue/
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue/dengue