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SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Um novo dispositivo fez login em sua conta SOUGOV.BR?

Publicado: 07/02/2024 10:19 Última Atualização: 07/02/2024 10:25

IMAGEM SEGURANÇA SOUGOVSiga imediatamente essas instruções!

Se você receber uma notificação informando que algum dispositivo desconhecido fez login em sua conta SOUGOV.BR, é importante agir rapidamente para garantir a segurança de suas informações e evitar prejuízos à sua carreira, às suas finanças e ao patrimônio público. Aqui estão as medidas recomendadas:

1. Troque sua senha do gov.br: A primeira coisa a fazer é atualizar sua senha no sistema gov.br. Certifique-se de escolher uma senha forte e única para proteger suas informações.

2. Troque a senha do seu e-mail cadastrado: Além da senha do GOV.BR, é importante trocar a senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas gov.br e SOUGOV. Isso garantirá que suas informações estejam protegidas em todas as frentes.

3. Atualize seus dados de e-mail/celular: Se o servidor não conseguir recuperar ou alterar sua senha do gov.br, ou se seus dados de e-mail/celular não estiverem atualizados no sistema gov.br, você deve abrir um chamado por meio do link abaixo para solicitar a atualização: https://atendimento.servicos.gov.br/pt

4. Encerre sessões ativas no aplicativo SOUGOV: É importante encerrar qualquer sessão ativa no aplicativo SOUGOV para evitar que acessos não autorizados ocorram. Você pode fazer isso por meio do SOUGOV Web, acessando o link https://sougov.economia.gov.br/

5. Desabilite biometrias cadastradas: Depois de encerrar as sessões ativas, recomenda-se desabilitar as biometrias cadastradas em sua conta. Isso pode ser feito no SOUGOV Web, clicando no ícone de configurações, em "Segurança Dispositivos" e em "Desautorizar" os dispositivos móveis autorizados. Você também pode clicar em "Deslogar" para encerrar logins ativos e em "Desabilitar" para excluir biometrias, caso existam. Se preferir, você pode encerrar todas as sessões com apenas um clique no botão "Encerrar Todas".

6. Troque sua senha do SIGAC: Certifique-se também de trocar a senha do Sistema de Gestão de Acesso do Ministério do Planejamento (SIGAC), pois a mesma senha pode ser utilizada por invasores para obter acesso à sua conta gov.br.

7. Registre um boletim de ocorrência: Em casos de invasão ou acesso não autorizado, recomendamos que você registre um boletim de ocorrência junto à autoridade policial, para resguardar sua integridade e para que o incidente seja devidamente investigado. No Distrito Federal, a Polícia Civil oferece o serviço de registro de B.O. on-line, na Delegacia Eletrônica.

8. Verifique sua conta bancária: Acesse o sistema Registrato, do Banco Central, pelo link https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/ para verificar se houve abertura de conta corrente em outras instituições financeiras sem o seu conhecimento. Caso encontre alguma informação não reconhecida, entre em contato com a respectiva instituição financeira e reporte o fato.

9. Verifique seu computador: Realize uma varredura em seu computador para identificar a presença de programas maliciosos que possam capturar senhas e informações de acesso. Além disso, certifique-se de manter seu antivírus sempre atualizado.

10. Não salve a senha do seu e-mail no navegador: Recomendamos não salvar a senha do seu e-mail no navegador, pois em caso de invasão virtual do seu computador, a senha do seu e-mail pode ser capturada.

11. Verifique autorizações de empréstimos consignados: Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SOUGOV. Caso encontre alguma autorização não reconhecida, entre em contato imediatamente com as autoridades competentes.

12. Bloqueie/restrinja seu CPF: Caso deseje uma camada adicional de proteção, você pode solicitar o bloqueio ou restrição do seu CPF para evitar novas consignações facultativas. Essa solicitação deve ser feita à sua Unidade de Gestão de Pessoas, que deverá encaminhá-la por meio da central de atendimento do Sistema de Pessoal Civil do Governo Federal (Sipec).

Adicionalmente, recomenda-se habilitar a funcionalidade de "verificação em duas etapas" em suas contas gov.br. Essa funcionalidade adiciona uma camada extra de segurança, exigindo que o código gerado no aplicativo de celular gov.br seja confirmado durante o processo de login.

Ao seguir essas instruções, você incrementa a segurança de suas informações e reforça a proteção contra acessos não autorizados. Para saber mais, acesse: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov