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Redes sociais da CAPES reúnem mais de 830 mil seguidores

Publicado: 01/03/2024 10:16 Última Atualização: 01/03/2024 10:16

01032024 REDES CAPESPerfis da Fundação no Instagram e no LinkedIn lideram em popularidade, com mais de 300 mil seguidores em cada rede.

Nos últimos seis anos, o conjunto dos perfis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) já reuniu mais de 830 mil seguidores. A marca equivale a quase toda a população de João Pessoa, capital da Paraíba, que abriga 833.932 habitantes, e a mais do que a cidade paulista de São Bernardo do Campo, de 810.729 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE.

Em 2018, ano da aprovação do primeiro Plano Estratégico de Comunicação da CAPES (PECC), a Coordenação Geral de Comunicação (CGCOM) reativou os perfis da Fundação no Twitter (atual X) e no Linkedin, e criou páginas no Facebook, no YouTube e no Flickr. Em 2019, foi a vez do Instagram e, em 2023, do TikTok.

A popularidade meteórica do Instagram no Brasil e a geração de conteúdo relevante proporcionaram ao perfil da CAPES nesta rede um crescimento acelerado, chegando a quase 400 mil seguidores em fevereiro de 2024. Por isso, o “Insta” tem recebido atenção especial da CGCOM, com variada gama de conteúdo exclusivo.

Além da divulgação das iniciativas da Fundação, os perfis da CAPES nas redes sociais funcionam como verdadeiros canais de diálogo com os seguidores, permanecendo abertos a interações e ajudando a sanar dúvidas e encaminhar demandas. Enquanto os questionamentos mais simples são atendidos pela própria equipe da CGCOM, conforme as informações fornecidas pelas áreas finalísticas, as questões mais complexas são encaminhadas às áreas competentes ou à Ouvidoria da Instituição.

Além da geração de conteúdo exclusivo e das interações, a CGCOM também monitora a repercussão das notícias sobre a CAPES nas redes sociais e na imprensa on-line, gerando relatórios que servem como base não só para ajustes de conteúdo, mas para decisões estratégicas da Fundação em relação aos seus segmentos de público.

Thais Mesquita Cantanhêde, consultora da CGCOM, explica que a presença das instituições de estado nas redes sociais se tornou uma condição indispensável para a sustentação e a ampliação do diálogo com a sociedade, seguindo o princípio da publicidade na Administração Pública. “A CAPES vem trabalhando intensivamente para adequar suas estruturas e processos de comunicação à realidade contemporânea, incluindo os ambientes virtuais”.

Números

Rede Social Perfil Nº de seguidores (fev/24)
Instagram @capes_oficial 394.485
Linkedin /CapesOficial 333.451
Twitter @capes_oficial 47.925
YouTube capes_oficial 33.327
Facebook /capesoficial 21.162
TikTok @capes_oficial 129
Flickr CAPES_OFICIAL 14
TOTAL 830.493