CAPES investe em projetos que utilizam Inteligência Artificial
O objetivo é aprimorar processos institucionais, automatizar tarefas e aumentar a eficiência operacional da Coordenação
O tema de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações, da ciência avançada até o uso doméstico, está na ordem do dia de muitos setores da sociedade. Na CAPES estão em desenvolvimento diversos projetos que utilizam inteligência artificial. Em colaboração com parceiros estratégicos, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da CAPES tem-se empenhado na pesquisa e na aplicação de (IA) buscando a integração eficaz dessa tecnologia em processos essenciais da Coordenação. O objetivo é aprimorar as atividades, automatizar tarefas repetitivas e aumentar a eficiência operacional.
Entre os projetos envolvendo IA, destaca-se a criação do robô virtual Davi pela DTI, desenvolvido para auxiliar a Diretoria de Avaliação (DAV) na revisão das fichas de Avaliação Quadrienal e na correção de textos dentro da Plataforma Sucupira. "Optamos por desenvolver algo de implementação ágil e com capacidade de treinamento rápido. O Davi foi concebido para realizar a leitura em tempo real das fichas de avaliação e compará-las com os critérios programados. A expectativa é automatizar os processos repetitivos, validar se o cadastro está sendo realizado da forma correta e identificar possíveis erros humanos”, esclarece Harrysson Gilgamesh de Medeiros Nóbrega, gerente de projetos da DTI e coordenador de soluções na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Outro projeto baseado em inteligência artificial é a utilização da solução IBM Watson Explorer Deep Analytics no Portal de Periódicos da CAPES, que simula processos do pensamento humano em um modelo de processamento de linguagem natural, baseado em algoritmos que reconhecem padrões e processam informações. Segundo Roger Luiz Itai, coordenador técnico da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a solução tecnológica proporciona um melhor resultado das pesquisas dos usuários, em menor tempo de resposta, de maneira mais prática, ágil e assertiva, sensível ao contexto do pesquisador.
A DTI acredita que as equipes envolvidas estão bem alinhadas aos objetivos dos projetos. “Faz parte da estratégia da Diretoria manter, em 2024, o foco na prospecção, análise e implementação de tecnologias como IA, datalake e blockchain para atendimento às demandas estratégicas, da Pós-graduação e da formação de professores da Educação Básica, por soluções digitais disruptivas. O objetivo é impulsionar as soluções tecnológicas desenvolvidas pela CAPES, agregando valor à missão da instituição e alcançando melhores resultados”, destaca Adi Balbinot Junior, diretor da DTI.