Portal de Periódicos destaca a importância da biblioteconomia para a ciência brasileira
No Brasil, 12 de março é o Dia do Bibliotecário, categoria fundamental para a qualidade na gestão das informações acadêmico-científicas
Aquela imagem estereotipada da senhorinha entre pilhas de livros empoeirados, pedindo silêncio com o dedo em riste sobre os lábios, óculos na ponta do nariz, pode até continuar habitando o nosso imaginário, mas tem pouca aderência ao profissional da Biblioteconomia de nossos tempos. A categoria soube acompanhar as transformações da chamada “sociedade da informação”, transportando e atualizando para o mundo virtual todos os processos que existiam em uma biblioteca física, tais como processamento técnico, desenvolvimento de coleções e atendimento ao usuário. Afinal, de acordo com o Conselho Federal de Biblioteconomia, o trabalho do bibliotecário é tratar a informação, tornando-a acessível em qualquer suporte informatizado.
Na CAPES, a atuação de bibliotecárias e bibliotecários é essencial, principalmente nas atividades ligadas ao Portal de Periódicos, um dos maiores acervos acadêmico-científicos do mundo. Além da organização interna, os profissionais da área são responsáveis por diversos treinamentos oferecidos gratuitamente pelo Portal, para que estudantes, pesquisadores e toda comunidade acadêmica possam atingir seu pleno potencial ao desenvolver seus estudos e pesquisas.
Profissional exemplar
Este ano, o Portal de Periódicos escolheu como símbolo da data a bibliotecária Elaine Pereira de Souza, servidora
aposentada da CAPES que continua atuante, como consultora, na Diretoria de Programas e Bolsas (DPB) da Fundação. “O Portal me trouxe maturidade profissional. Eu comecei a atuar no Portal logo depois que me formei em Biblioteconomia e desde então tem sido uma aprendizagem constante”, conta Elaine. “Considero importante, também, destacar as amizades e as relações profissionais que fiz ao longo dos anos de atuação no Portal”.
Elaine relata que, “entre idas e vindas”, completou quinze anos de trabalho junto ao Portal de Periódicos. “A cada retorno, encontrava um Portal mais rico, mais comprometido com a missão de democratização da informação. E, sempre, uma equipe muito comprometida em manter o nível de excelência do trabalho que o Portal realiza”.
O relato da consultora tem fundamento. Criado no ano 2000, o Portal de Periódicos conta atualmente com a participação de 446 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso ao melhor da produção científica internacional. De acordo com os próprios usuários, a democratização do acesso proporcionada pelo Portal de Periódicos da CAPES tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira.
Acesso aberto
A busca pela ampliação do acesso é uma constante no Portal de Periódicos. Literalmente recém-empossada como presidente da CAPES, em 27 de fevereiro, Denise Pires de Carvalho teve a oportunidade de anunciar um acordo altamente relevante para a comunidade acadêmica na área de Química: a conversão do contrato com a American Chemical Society (ACS), que envolve 68 periódicos, da categoria read only para read and publish por um período de cinco anos. Com isso, milhares de professores e estudantes de todo o Brasil terão acesso completo aos periódicos da ACS.
Além de permitir a publicação de artigos de pesquisadores brasileiros nos periódicos da ACS, em formato open access e sem qualquer custo (após a devida revisão por pares), o acordo amplia o número de instituições brasileiras com acesso ao conteúdo da ACS. Durante o anúncio, Denise Pires de Carvalho garantiu que a Fundação continuará a trabalhar por assinaturas de acordos transformativos, passos essenciais dentro do movimento mundial em prol do acesso aberto.
Mas a democratização do acesso é também acessibilidade. Com novas funcionalidades, o Portal de Periódicos agora oferece legendas ao vivo e auxilia a participação de pessoas com deficiência. Esses treinamentos diferenciados ocorrem pela Plataforma Teams, enquanto os usuais continuam a acontecer por meio da ferramenta de reunião Mconf. Do lado de cá das plataformas, sempre dispostos a transmitir conhecimento, nossos bibliotecários e bibliotecárias estão de parabéns.
Sobre a data
O Dia do Bibliotecário é comemorado no Brasil no dia 12 de março, em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882-1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, tendo conquistado o primeiro lugar no processo seletivo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 1915. Engenheiro de formação, mas também escritor, poeta, jornalista, publicitário e humorista, Bastos Tigre se apaixonou pela biblioteconomia em 1906. Durante uma especialização em eletricidade, nos Estados Unidos, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, ninguém menos que o criador do Sistema de Classificação Decimal, e decidiu dar uma guinada em sua carreira. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 1980.