Notícias ENAP abre seleção de artigos focados em mulheres no serviço público
EQUIDADE

ENAP abre seleção de artigos focados em mulheres no serviço público

Publicado: 13/03/2024 16:15 Última Atualização: 13/03/2024 16:24

2024 03 13 enapEspecialistas podem contribuir com a edição especial da Revista do Serviço Público até 5 de julho

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está aberta para submissões de artigos científicos focados em mulheres na gestão pública. Até o dia 5 de julho, especialistas, gestores e pesquisadores poderão enviar seus artigos para contribuir com a edição especial da Revista do Serviço Público (RSP), cujo título será Mulheres na gestão pública: caminhos para a igualdade de gênero. Os artigos submetidos podem ser baseados em revisões de literatura, análises teóricas ou pesquisas empíricas.

Na edição especial da RSP, as editoras convidadas, Iara Cristina (Enap) e Michelle Fernandez (UnB), pretendem registrar a evolução dos estudos sobre a presença de mulheres na liderança pública. O objetivo é publicar, ainda, artigos sobre temas como configuração de gênero da burocracia no Brasil, trajetórias de mulheres de diferentes raças, classes e etnias no setor público, representação de mulheres no serviço público, políticas de gestão de pessoas para o combate à discriminação de gênero, assédio sexual e moral e, por fim, questões ligadas à liderança e representatividade feminina.

Os artigos seguirão os passos tradicionais de uma publicação científica, como análise preliminar (desk review) e avaliação por pares. As normas de formatação da revista estão disponíveis neste link. Para candidatar seu artigo à edição especial da RSP, clique aqui.

Números expressivos

De acordo com o site da ENAP, em uma matéria de 2020, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relata que as mulheres chegaram ao patamar de 59% do total de servidores federais; porém, ganham em média 24% a menos do que os homens. A promoção das políticas de igualdade é fundamental para que haja equidade no setor público, a fim de que a condição de disparidade de gênero tenha maior visibilidade nos debates acerca desse tema.