Dia Mundial da Água marca movimento contra o desperdício
Data relembra da importância de fazer um uso racional do recurso natural mais importante para a vida; CAPES atua na preservação
A Organização das Nações Unidas informa que mais de 2 bilhões de pessoas vivem sem provisão adequada de água. Saiba agora o que nós fazemos na CAPES para contribuir com a preservação desse recurso fundamental e cada vez mais escasso no Planeta.
Na Fundação, a gestão de água é realizada pela Coordenação de Serviços Gerais (CSA) e visa à sustentabilidade e à redução de custos. Atualmente, no edifício-sede, consumimos uma média mensal de 1.082 m³. A CSA mantém o controle por meio de um relatório, usando como parâmetro os números dos trinta dias anteriores. Em caso de elevação da média mensal, inicia-se uma investigação do motivo de aumento: por exemplo, aumento de pessoal no prédio, ocorrência de eventos ou vazamentos.
Desde 2019, a CAPES vem realizando ações para diminuir o gasto com água. O uso de copos descartáveis foi reduzido ao mínimo, com o incentivo ao uso de garrafas pessoais. Todas as torneiras dos banheiros e os mictórios fecham automaticamente, evitando desperdício, seja por distração ou negligência. Os equipamentos também receberam redutores de pressão, que ajudam a diminuir o volume de água a cada acionamento.
Qualidade também importa, de modo que, semestralmente, acontece a limpeza da caixa d’água. Para reduzir ainda mais a chance de contratempos, todos os dias a vazão de água passa por interrupção no período das 22h às 6h.
Você também pode ajudar na economia de água. Uma boa dica da CSA é a seguinte: ao lavar seus utensílios (copos, pratos, colheres, marmitas ou garrafas) na copa, procure ensaboar primeiro e só depois enxaguar, evitando ao máximo a abertura da torneira e o desperdício. E se perceber algum problema nas instalações, comunique imediatamente. E é bom lembrar que o desperdício de comida também joga fora a água envolvida no processo produtivo.