Receita Federal alerta sobre aplicativos falsos para declaração do IRPF
O órgão orienta usuários a instalar somente softwares oficiais e redobrar o cuidado ao usar as lojas virtuais de aplicativos
A Receita Federal emitiu um alerta sobre a existência de aplicativos falsos de declaração de Imposto de Renda. O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) identificou a presença de postagens patrocinadas em redes sociais e a presença de softwares maliciosos nas principais lojas de aplicativos para dispositivos móveis, como a Google Play Store e a App Store.
Desde 15 de março, a Receita Federal está recebendo as declarações do Imposto de Renda 2024. O órgão espera receber aproximadamente 43 milhões de declarações até o dia 31 de maio. O CTIR Gov alerta que, neste período, criminosos aproveitam a capilaridade do tema para induzir usuários a instalarem os programas maliciosos.
Cabe ressaltar que todas as informações, orientações e programas oficiais relacionados ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) são publicados no site oficial da Receita Federal do Brasil (RFB). Esse conteúdo está integralmente disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.
Ao utilizar as lojas virtuais de aplicativos para dispositivos móveis, é preciso redobrar a atenção, a fim de baixar e instalar somente os apps oficiais, pois os softwares maliciosos procuram imitar a programação visual dos aplicativos oficiais. Os apps corretos são disponibilizados pela Receita Federal nas seguintes lojas de aplicativos:
- App Store (iOS):
https://apps.apple.com/br/app/receita-federal/id1558883724
- Google Play Store (Android):
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.economia.receita.rfb