Notícias Portal de Periódicos e ACS firmam parceria para acesso aberto
ACORDOS TRANSFORMATIVOS

Portal de Periódicos e ACS firmam parceria para acesso aberto

Publicado: 04/04/2024 10:23 Última Atualização: 04/04/2024 10:23

04042024acordoperiodicosNovo contrato com a American Chemical Society (ACS) garante acesso e publicação ilimitados de artigos científicos, para pesquisadores de instituições já vinculadas ao Portal

O Portal de Periódicos da CAPES anunciou recentemente um novo formato para o contrato com a American Chemical Society (ACS). A grande novidade dessa parceria é a transição do modelo de read only, que permite apenas a leitura, para o modelo read and publish, que permite tanto a leitura quanto a publicação de artigos científicos. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que pode revolucionar o acesso à pesquisa científica no Brasil.

O novo termo, válido por 5 anos, beneficiará principalmente os pesquisadores vinculados às instituições que já acessam o conteúdo do Portal de Periódicos da CAPES, da área de química e de áreas correlatas. Segundo Andréa Carvalho Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos da CAPES, na Diretoria de Bolsas e Programas no País (DPB) da Fundação, uma das principais características do novo modelo é o acesso aberto, no qual os artigos poderão ser publicados sem custo para os autores. "A CAPES assumirá o valor da taxa de processamento do artigo (APC, na sigla em inglês)", explica Andréa.

Para orientar os pesquisadores sobre o processo de submissão e publicação na ACS, o Portal de Periódicos terá uma página exclusiva com vídeos explicativos e orientações detalhadas. Além disso, uma equipe estará disponível para esclarecer dúvidas e fornecer suporte durante todo o processo.

Catalisador

De acordo com um levantamento realizado pela equipe do Portal de Periódicos, estima-se que cerca de 660 artigos são publicados por ano no Brasil, na área de química. Sob o novo contrato, as publicações serão ilimitadas. "Todos os artigos de instituições elegíveis serão publicados. Essa mudança representa um ganho significativo para a comunidade científica, ampliando a visibilidade e o alcance das pesquisas desenvolvidas no Brasil", destaca a coordenadora-geral do Portal. “A expectativa é que essa mudança também incentive a colaboração e o desenvolvimento de projetos conjuntos, tanto nacional quanto internacionalmente”, complementa.

O novo formato de contratação representa um passo importante na democratização do acesso à informação científica, permitindo que pesquisadores de instituições elegíveis ao Portal de Periódicos compartilhem seus trabalhos de forma aberta e acessível a todos. Ainda segundo Andréa Vieira, já estão em estudo tratativas semelhantes para outros contratos. Com isso, espera-se impulsionar não apenas o avanço do conhecimento científico, mas também o desenvolvimento econômico do País.