Notícias Fiocruz Brasília debate evidências científicas para políticas públicas
POLÍTICAS PÚBLICAS

Fiocruz Brasília debate evidências científicas para políticas públicas

Publicado: 04/04/2024 14:23 Última Atualização: 04/04/2024 14:23

04042024materiafiocruzO evento é gratuito e destinado a gestores, servidores públicos, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Participe!

No próximo dia 9 de abril, a Fiocruz Brasília sediará o evento Práticas em Avaliação e Evidências para Políticas Públicas. O encontro ocorrerá no auditório interno da Fiocruz Brasília, das 14h15 às 17h45, com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube. O evento é gratuito e destinado a gestores, servidores públicos, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Para participar não é necessária inscrição prévia, mas os participantes que desejarem receber a certificação devem registrar-se previamente no Campus Virtual da Fiocruz

O objetivo é discutir práticas inovadoras em avaliação para políticas públicas, com foco na utilização de evidências científicas para embasar as decisões governamentais. Durante o encontro, serão abordadas questões como a condução eficaz de avaliações, a existência de métodos que conciliem participação ampla e rigor científico e as formas de incorporação de evidências no desenho e na melhoria das políticas públicas.

O pesquisador Rafael Tavares Schleicher, organizador do evento, destaca que o debate vai além de determinar o mínimo necessário para o desenho de políticas públicas, buscando construir, junto com os interessados, modelos de intervenção que realmente contribuam para a resolução de problemas. "Avaliação e evidências caminham juntas. O uso de evidências é essencial para informar a tomada de decisão, e a avaliação é a ferramenta que permite que todos enxerguem a mesma situação", afirma Schleicher.

O encontro não apenas oferece uma oportunidade para a disseminação de boas práticas, mas também serve como recurso educacional para estudantes de mestrado e especialização em políticas públicas. Além disso, faz parte das atividades do projeto Análise ex-ante da Política de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde, coordenado pela pesquisadora Katia Sasaki Zeredo, da Fiocruz Brasília, e financiado pelo CNPq.

A iniciativa é uma ação conjunta da Fiocruz com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço:

Evento: Práticas em Avaliação e Evidências para Políticas Públicas

Data: 9 de abril (terça-feira)

Horário: 14h15 às 17h45

Local: Auditório interno da Fiocruz Brasília - Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro - UnB

Organização: Fiocruz Brasília, em parceria com Enap e Ipea

Apoio: SECTICS/MS e CNPq