Fórum RNP 2024 discutirá papel transformador das redes de colaboração
Marcada para o final de agosto, em Brasília, a 13ª edição do evento estará aberta para inscrições a partir de 22 de maio
De 27 a 29 de agosto de 2024, o Royal Tulip Brasília Alvorada abrigará o 13º Fórum RNP, evento anual promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que reúne líderes e gestores do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater sobre caminhos e possibilidades das redes de educação, pesquisa e inovação, e da infraestrutura do setor no Brasil. As inscrições começam no dia 22 de maio, no site do evento.
Sob o tema Conectando Futuros: Inovação, Colaboração e Tecnologia na Transformação da Sociedade, o Fórum RNP promoverá três dias de palestras e painéis. Os eixos temáticos abrangem uma ampla gama de tópicos, desde Segurança e Privacidade até Inteligência Artificial, passando por Computação em Nuvem, Redes Avançadas, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, Governança, Gestão e Liderança, E-Ciência e Aplicações em Tempo Real, e Ultra Qualidade.
O encontro, já tradicional no setor, é aberto a empresas e universidades públicas e privadas, Institutos Federais, organizações sociais, órgãos da administração pública federal e estadual, instituições e divisões de pesquisa, polos tecnológicos de inovação, profissionais e pesquisadores de áreas afins. Para os organizadores, o Fórum RNP desempenha um papel crucial na promoção da colaboração e do compartilhamento de conhecimento, essenciais para impulsionar o progresso tecnológico e social no País. Mais informações: https://www.rnp.br/eventos/forum-rnp
Sobre a RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi criada em setembro de 1989 com as missões de construir uma infraestrutura nacional para redes de internet com enfoque acadêmico e de ajudar a disseminar o uso dessas redes no País. Em 1992, a organização atuou na implementação da internet no Brasil e iniciou o trabalho de divulgação dos serviços de internet à comunidade acadêmica, por meio de seminários, montagem de repositórios temáticos e treinamentos.
Atualmente, o sistema RNP inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos, alcançando 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros. O sistema também oferece conexão com redes de educação e pesquisa em todos os continentes.
Além do MCTI, a Rede presta diversos serviços de TIC aos ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), pastas que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).