Novo sistema facilita gestão de senhas
Recurso está disponível na internet e centraliza informações para acesso dos usuários aos sistemas da CAPES
Para facilitar nossa vida no momento delicado da troca de senha, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da CAPES criou uma ferramenta gestora de contas que está acessível pela internet, dispensando uso do VPN e evitando o uso do webmail para realizar o procedimento. A funcionalidade possibilita troca ou recuperação de senha, desbloqueio de conta e atualização de ramal telefônico.
Ao ingressar no sistema pela primeira vez, usuários que já possuam conta na rede corporativa da CAPES precisam fazer um registro inicial. Nele, haverá um cadastro de perguntas de segurança para a recuperação da senha e uma indicação para segundo fator de autenticação (por exemplo, o aplicativo Authy, usado no acesso ao VPN via dispositivos móveis).
Usuários novos precisarão ingressar no gestor de senhas para ativar a conta antes do primeiro acesso à rede corporativa. Em seguida, devem seguir os passos já descritos.
Teve dúvidas? Leia o manual de uso do Gestor de Contas disponível na intranet https://intranet.capes.gov.br/avisos/10200-manual-portal-de-gestao-de-contas .