Notícias Antonio Gomes é nomeado diretor de Avaliação da CAPES
GESTÃO

Antonio Gomes é nomeado diretor de Avaliação da CAPES

Publicado: 12/04/2024 13:50 Última Atualização: 16/04/2024 09:47

14042024diretordav1Novo gestor é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará e coordenava área junto à Fundação

Antonio Gomes de Souza Filho, professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador na área de Astronomia/Física junto à Fundação, foi designado como o novo diretor de Avaliação (DAV) da CAPES. Sua nomeação foi oficializada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 11 de abril.  

O novo diretor da DAV tem vasta experiência em pesquisas na área de física, com foco em nanociência e nanotecnologia, e possui um extenso histórico de publicações, com 260 artigos em periódicos internacionais especializados. Desde 2018, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e foi agraciado no mesmo ano com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador, conferida pela Presidência da República. O mérito é concedido a personalidades brasileiras e estrangeiras como reconhecimento a contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.  

Em 2023, o novo diretor da DAV alcançou o status de fellow da World Academy of Sciences for the Advancement of Science in Developing countries (TWAS), academia que congrega pesquisadores de 70 países, membros de sociedades científicas, em prol do avanço da ciência nos países em desenvolvimento. Gomes foi um dos sete brasileiros entre os 47 eleitos do ano passado. Gomes vinha ainda desempenhando um papel significativo na coordenação da área de Astronomia e Física junto à Fundação, além de integrar o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), cuja presidência agora assume. 

Em entrevista para o site da CAPES, o novo diretor da DAV conta sobre a sua trajetória, marcada por oportunidades impulsionadas por políticas governamentais, e enfatiza a importância das políticas públicas para a educação em um país como o Brasil, que apresenta diversas assimetrias. Sobre a Avaliação da CAPES, Antonio Gomes também destaca a necessidade de um processo que valorize e influencie de forma positiva as ações dos programas de pós-graduação, de maneira mais abrangente. Ele defende que os estudantes de pós-graduação conquistem espaços para além dos institutos de pesquisa e das universidades.  

SOBRE A DAV 

A Diretoria de Avaliação (DAV) é responsável pela avaliação de 4,6 mil programas de pós-graduação stricto sensu e pela respectiva coleta de dados. A Diretoria também avalia propostas para a criação de cursos de mestrado e doutorado no Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG), que abriga atualmente 325 mil matriculados. A atividade é essencial para garantir e manter a qualidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu no País. 

Os objetivos da DAV são certificar a qualidade da pós-graduação brasileira e identificar as assimetrias regionais e de áreas estratégicas, de modo a orientar ações de indução. O processo avaliativo de entrada e permanência no SNPG é baseado na análise dos pares, em critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica e na transparência e ampla divulgação de decisões, ações e resultados.