Semana passada foi repleta de menções à CAPES na imprensa
CAPES na Mídia 48
Nossa presença positiva na mídia na semana de 8 a 14 de abril ocorreu em textos sobre um ex-bolsista de sucesso, boa performance no uso dos recursos públicos, e financiamento a pesquisas.
Beto Skubs, roteirista brasileiro de sucesso nos EUA menciona apoio da CAPES para estudar cinema em Los Angeles, conforme lemos no SBT News. O profissional, que escreve para Grey’s Anatomy, uma das séries de televisão mais conhecidas do planeta, foi beneficiário de uma bolsa CAPES/Fulbright em 2011 na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), considerada uma das melhores faculdades de cinema do mundo.
Segundo relata o site Veja Vilhena, a CAPES teve a melhor execução orçamentária dos últimos sete anos. A notícia saiu também em O Cafezinho, que ressaltou o crescimento do orçamento da Fundação.
Recebemos menções na Folha de S. Paulo e no site Valor Online, que lembraram o papel da CAPES no reconhecimento da regularidade dos cursos de pós-graduação. Os textos também informam sobre a intenção do governo de repatriar cientistas brasileiros.
A Folha de SP destacou o financiamento da CAPES a um projeto do Inmetro que desenvolveu reagentes químicos capazes de identificar substâncias presentes em drogas ilícitas. Por sua vez, o Estado de SP mencionou nosso apoio na descoberta de um fóssil inédito ocorrida em Minas Gerais pela Universidade de Brasília (UnB).
O diário televisivo MG1 exibiu uma entrevista com a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, em uma matéria sobre o evento IV Comunica Ciência, realizado em 11 de abril na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Assista a gestora a partir de 1m13s.
Por sua vez, o site VG Notícias (MT) noticiou a formalização do Censo da Pós-Graduação Stricto Sensu, a ser realizado pela CAPES. O texto destacou a criação do Núcleo Gestor, entidade que vai coordenar o trabalho de construção dos dados.
Na esteira da divulgação dos resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), Diário do Nordeste e Jornal do Commercio (este último, pela segunda semana consecutiva) informaram que a construção do indicador usa nossos conceitos da Avaliação da pós-graduação. Os textos abordam o desempenho das universidades locais em relação aos pares no Brasil. Produzido pelo Inep, o IGC é uma espécie de “nota” geral da instituição.
Houve ainda um artigo de opinião publicado na prestigiosa revista Nature, no qual o professor Lucindo Quintans-Junior defende que o modelo de distribuição de bolsas.