Notícias Combate à dengue continua no Distrito Federal
SAÚDE

Combate à dengue continua no Distrito Federal

Publicado: 17/04/2024 16:05 Última Atualização: 17/04/2024 16:28

2024 04 16 vacina dengueVacinação pública no DF prioriza crianças de 10 a 14 anos; prevenção em casa permanece fundamental  

Até o meio de abril, tivemos 89 mil casos de dengue confirmados no Distrito Federal, com 270 óbitos. Existe uma campanha de vacinação em curso, agora voltada a crianças de 10 a 14 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde (MS), esta faixa da população responde pelo maior número de hospitalizações, após os idosos. O esquema de imunização consiste em duas doses da vacina, com intervalo de 90 dias.

Então, o que fazer para reduzir essa estatística? A resposta está no combate ao vetor, o Aedes aegypti, que também transmite zika vírus e chikungunya. Um esforço nesse sentido são os fumacês, veículos que promovem a aplicação aérea de inseticida, a serviço da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal (SES-DF). Em fevereiro deste ano, a SES-DF contratou mais dez veículos para circular pelas regiões administrativas do DF. Confira a rota atualizada a cada semana e, quando o fumacê passar, mantenha abertas portas e janelas. 
 
Além das ações dos governos, federal e distrital, a contribuição dos cidadãos continua fundamental. É preciso eliminar o acúmulo de água parada, em nossas casas e pela vizinhança, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. O transmissor do vírus da dengue é a fêmea Aedes aegypti, que tem hábitos diurnos e se reproduz em água empoçada. Por isso mesmo, o período crítico para transmissão da doença coincide com os meses chuvosos. 

Lembre-se: a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Doenças crônicas, como diabetes, asma brônquica e anemia falciforme, são fatores que podem agravar o quadro. O Ministério da Saúde informa que a hidratação abundante, seja oral (com água, soro caseiro, água de coco) ou venosa, é essencial em todos os casos. Em caso de suspeita de dengue, não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina e AAS, nem anti-inflamatórios, que podem aumentar o risco de hemorragias.