CAPES divulga resultado das provas objetivas do concurso
Publicação no Diário Oficial também traz o resultado provisório da prova discursiva, que teve mais de seis mil inscritos
Como já noticiamos no site da CAPES, a Fundação divulgou na terça-feira, 16 de abril, os resultados da prova objetiva e o resultado preliminar da prova discursiva do concurso público para os cargos de Analista em Ciência e Tecnologia, tanto para preenchimento de vagas quanto para formação de cadastro reserva. A lista dos candidatos pré-selecionados foi publicada no Diário Oficial da União, com a relação dos nomes e respectivas notas.
O concurso, realizado em 17 de março, teve mais de seis mil inscritos, que concorreram a um total de 50 vagas, sendo 32 para o cargo de Analista em qualquer área de formação. As demais vagas são destinadas a funções específicas, com 3 vagas para Biblioteconomia, 5 para Contabilidade, 5 para Estatística e 5 para Informática.
Os candidatos que desejarem contestar o resultado provisório da prova discursiva tiveram o período das 10h do dia 17 até as 18h do dia 18 deste mês, no horário de Brasília, para apresentar seus argumentos. As justificativas para a alteração e anulação dos gabaritos das provas objetivas têm previsão de divulgação até o dia 23 de abril. O resultado definitivo da prova discursiva será publicado em 10 de maio.
Corpo social
De acordo com a Diretoria de Gestão (DGES), a CAPES atualmente possui 338 servidores efetivos, sendo que 291 estão em exercício na instituição e 47 estão alocados em outros órgãos. Além disso, há 25 servidores de órgãos diversos em exercício na Fundação, e 283 colaboradores desempenhando a função de assistente administrativo. Os cargos de confiança são ocupados exclusivamente por servidores de carreira, enquanto os cargos em comissão podem ser ocupados tanto por servidores efetivos quanto por pessoas sem vínculo permanente com a Administração.
Estabilidade
A estabilidade no serviço público federal é certamente um dos fatores de motivação dos candidatos. Mas essa conquista ainda não estará garantida com a aprovação, nem com a posse do cargo. Após a efetivação, todos os servidores passarão pelo estágio probatório, que atualmente compreende o período de três anos, coincidindo com a conquista da almejada estabilidade.
A responsabilidade pela avaliação do servidor durante o estágio probatório será das chefias às quais os servidores estarão imediatamente subordinados. "Na avaliação do servidor, durante o estágio probatório, são observadas assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade do servidor", ressalta Adriano Mendes de Almeida, coordenador-geral de Gestão de Pessoas, da Diretoria da Gestão (DGES) da CAPES). O coordenador esclarece ainda que a distribuição dos novos servidores entre as áreas da Fundação ainda não foi definida.