Servidora da Capes publica patente
Publicado: 26/05/2011 15:29
Última Atualização: 30/04/2013 17:50
A servidora da Coordenação Geral de Programas e Cooperação Internacional (CGCI), Luana Salgado Quilici, teve seu trabalho "Vetores de Expressão de Genes heterólogos em células de mamíferos" patenteado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).O trabalho consiste em sequências de DNA criadas para aumentar a produção de proteínas, que podem ser utilizadas de diversas maneiras, entre elas, como anticorpos no combate à rejeição em casos de transplantes de órgãos. Outro uso é como Fator 8, para auxiliar a coagulação sanguínea em pacientes com hemofilia.
Segundo Luana, a patente representa o desenvolvimento da pós-graduação brasileira. "Além de ser um incentivo aos pesquisadores, a patente prova, hoje, como a pós-graduação brasileira vem se desenvolvendo", afirmou.
O texto final patenteado foi submetido à análise no INPI em julho de 2008, onde foram apreciados aspectos como novidade e grau de semelhança com outros trabalhos científicos já existentes. A publicação final se deu em março de 2010.
Veja aqui a patente publicada.
Patente
Garantia prevista constitucionalmente, o direito à proteção das criações intelectuais é um privilégio concedido ao autor por um novo invento ou aperfeiçoamento a coisas já existentes. A patente confere ao seu titular o direito de impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar.