Notícias Servidora da Capes publica patente

Servidora da Capes publica patente

Publicado: 26/05/2011 15:29 Última Atualização: 30/04/2013 17:50
26.05.11.LuanaQuilici001A servidora da Coordenação Geral de Programas e Cooperação Internacional (CGCI), Luana Salgado Quilici, teve seu trabalho "Vetores de Expressão de Genes heterólogos em células de mamíferos" patenteado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O trabalho consiste em sequências de DNA criadas para aumentar a produção de proteínas, que podem ser utilizadas de diversas maneiras, entre elas, como anticorpos no combate à rejeição em casos de transplantes de órgãos. Outro uso é como Fator 8, para auxiliar a coagulação sanguínea em pacientes com hemofilia.

Segundo Luana, a patente representa o desenvolvimento da pós-graduação brasileira. "Além de ser um incentivo aos pesquisadores, a patente prova, hoje, como a pós-graduação brasileira vem se desenvolvendo", afirmou.

26.05.11.LuanaQuilici002O texto final patenteado foi submetido à análise no INPI em julho de 2008, onde foram apreciados aspectos como novidade e grau de semelhança com outros trabalhos científicos já existentes. A publicação final se deu em março de 2010.

Veja aqui a patente publicada.

Patente
Garantia prevista constitucionalmente, o direito à proteção das criações intelectuais é um privilégio concedido ao autor por um novo invento ou aperfeiçoamento a coisas já existentes. A patente confere ao seu titular o direito de impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar.