Notícias Movimento Maio Amarelo completa uma década
MAIO AMARELO

Movimento Maio Amarelo completa uma década

Publicado: 21/05/2024 13:46 Última Atualização: 21/05/2024 13:46

21052024maioamareloObjetivo é conscientizar a sociedade sobre responsabilidades individuais e coletivas no trânsito e propiciar a cultura de paz

Desde 2014, o Brasil tem dedicado o mês de maio à conscientização sobre a segurança viária, por meio do Movimento Maio Amarelo. Coordenado por diversos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), com a participação de empresas privadas e da sociedade civil, o movimento tem como objetivo reduzir o número alarmante de acidentes e vítimas no trânsito, além de promover uma cultura de paz nas vias públicas brasileiras. O tema central para o Maio Amarelo 2024 é Paz no Trânsito Começa por Você. 

Infelizmente, os números indicam que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Segundo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre 2010 e 2019, o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes no trânsito em números absolutos, comparando à década anterior. Já a taxa de mortes no trânsito por cem mil habitantes aumentou 2,3% (agosto/2023), com mais de 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres. As mortes envolvendo motocicletas dobraram na última década, chegando a 30% dos casos de 2023. 

O estudo do Ipea aponta imprudência, excesso de velocidade e uso de álcool como os principais fatores que contribuem para os acidentes. 
A partir de dados como esses, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), responsável pela coordenação do movimento, convida a sociedade a analisar suas próprias atitudes e comportamentos no trânsito: estamos realmente promovendo a paz em nossas interações diárias nas ruas e estradas? Maio Amarelo traz a oportunidade para reflexão e diálogo sobre como cada indivíduo pode contribuir para uma mudança real na cultura do trânsito. E você, está fazendo sua parte? 

Para saber mais, acesse: https://www.onsv.org.br/maioamarelo/conheca-o-movimento