CAPES se une a Hemocentro de Brasília por doação de sangue
Fundação pretende estimular doação entre servidores, colaboradores e estagiários; ação terá dia dedicado no mês de junho
CAPES e o Hemocentro de Brasília estão lançando iniciativa conjunta que pode salvar vidas: uma campanha de doação de sangue voltada a servidores, colaboradores e estagiários da Instituição. A fim de facilitar as doações, no dia 19 de junho, às 8h, haverá transporte saindo do edifício-sede para o Hemocentro, além do trajeto de retorno.
Para o traslado, serão oferecidas 19 vagas, sendo preciso atingir o marco mínimo de dez pessoas para acionar o transporte. Os interessados em aderir à campanha devem preencher o formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/BrDxxs06xh. É imprescindível a leitura atenta de todas as orientações e restrições do Hemocentro antes de se inscrever. Os requisitos básicos incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos, não estar sob efeito de álcool ou cigarro, além de não apresentar condições de saúde que impeçam a doação.
O procedimento completo de doação demanda, em média, 90 minutos. Ao término, é recomendado que o doador permaneça no local por pelo menos 15 minutos, além de ingerir bastante líquido nas 24 horas seguintes. Também é aconselhável evitar esforços físicos exagerados e atividades que exijam muita atenção nas 12 horas posteriores.
A Diretoria de Gestão (DGES/CAPES) enfatiza que, após a doação, o Hemocentro emitirá um atestado que dispensa o doador do retorno às atividades laborais no dia da doação.
Requisitos para doação de sangue:
- Faixa etária entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização assinada pelos pais ou tutor legal, além de cópia do documento de identidade com foto do responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos devem ter realizado pelo menos uma doação antes dos 61 anos.
- Peso mínimo de 51 quilos e Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 18,5, descontando o peso do vestuário.
- Certos medicamentos podem impedir a doação. Consulte a lista de restrições;
- Apresentação de documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada), em bom estado e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos incluem: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte e carteira profissional emitida por órgão competente. Versões digitais desses documentos em aplicativos oficiais também são aceitas. Não são aceitos crachás de identificação de trabalho, carteiras de estudante, certidões de nascimento ou imagens de documentos.
- Ter dormido pelo menos seis horas de sono de qualidade na noite anterior à doação.
- Abster-se de consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
- Não ter fumado pelo menos duas horas antes da doação.
- O uso de cigarros eletrônicos (Vape, POD, MOD ou similares) resulta em inaptidão para doação de sangue por 12 meses após a suspensão do uso, uma vez que esses dispositivos não são autorizados pela ANVISA.
- Se apresentou sintomas de dengue, deve aguardar 30 dias para realizar a doação.
- Se apresentou sintomas de gripe/COVID, deve aguardar 10 dias após a remissão dos sintomas.
- É preciso ter o corpo bem nutrido antes de doar sangue, portanto, não é necessário estar em jejum. Além disso, é recomendável aumentar a ingestão de água desde o dia anterior à doação.
- Evitar alimentos gordurosos, como açaí, abacate, laticínios (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, pelo menos três horas antes da doação.
- É fundamental responder sinceramente às perguntas feitas durante a triagem. Não omita informações relevantes, pois a segurança tanto do doador quanto do receptor depende disso.
O que impede a doação?
É importante ressaltar que os critérios de impedimento para doação não se limitam apenas às situações descritas no site http://www.hemocentro.df.gov.br/doacao-de-sangue
As informações fornecidas nesta página não substituem a avaliação realizada por um profissional de saúde no dia da doação.
Todos os doadores passam por exames sorológicos (HIV, HTLV, Hepatite B e C, sífilis e Chagas), porém é importante compreender que há um período chamado de janela imunológica (ou sorológica). Durante esse período, uma pessoa pode estar infectada e ainda não ser detectada pelos exames. Por isso, existem prazos específicos após situações de risco aumentado de exposição a vírus ou bactérias que podem ser transmitidos pela transfusão de sangue.
Para obter mais detalhes sobre os critérios de aptidão para doação de sangue, entre em contato com a triagem clínica do Hemocentro pelo telefone (61) 3327-4416.
Intervalo entre Doações de Sangue:
- Mulheres podem doar até três vezes em um período de 12 meses, com um intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
- Homens podem doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com um intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.
Para mais detalhes sobre os critérios de doação, acesse: http://www.hemocentro.df.gov.br/doacao-de-sangue/