Plataforma Fala.BR recebe atualização
As novidades incluem campo de ouvidoria interna e formulários específicos para assédio sexual, moral e discriminação
A Ouvidoria-Geral da União (OGU) anunciou atualizações na Plataforma Fala.BR, com o intuito de ampliar a eficácia e o alcance das manifestações dos agentes públicos e dos usuários em geral. Entre as novidades destaca-se a inclusão, na página inicial da plataforma, do campo Ouvidoria Interna, canal destinado ao registro de manifestações específicas ao âmbito de cada instituição. A nova funcionalidade possibilita ao usuário encaminhar as manifestações diretamente para a Ouvidoria de cada entidade, proporcionando maior celeridade no processo de tratamento das demandas dentro das instituições.
Outra importante novidade é relacionada ao registro de denúncias. Agora, a plataforma Fala.BR conta com formulários específicos para denúncias de assédio moral, assédio sexual e discriminação, disponibilizando novos campos para registro de detalhes, tais como o tipo de vínculo com o(a) praticante do assédio e as condutas observadas. Os formulários também permitem o envio de evidências, como fotos, textos ou vídeos. A medida visa oferecer um maior acolhimento ao denunciante, uma vez que a riqueza de detalhes pode auxiliar no processo de apuração. Vale lembrar que as denúncias podem ser anônimas ou identificadas, sempre com a proteção da identidade do manifestante.
Fala.BR
O Fala.BR consiste em uma plataforma integrada para encaminhamento de manifestações, tais como denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, a órgãos e entidades do Poder Executivo federal.
Resultado da integração do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv) e do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic), a plataforma permite ainda a solicitação de informações e dados públicos, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação. O Fala.BR é disponível na internet 24 horas por dia. Para conhecer e usar o Fala.BR, clique aqui.