Notícias Diretoria de Tecnologia da Informação recebe nova liderança
NOMEAÇÃO

Diretoria de Tecnologia da Informação recebe nova liderança

Publicado: 17/06/2024 11:56 Última Atualização: 17/06/2024 12:08

 2024 06 17 diretor dti internaServidor de carreira da CAPES, Gustavo Portella é doutor em Ciência da Computação pela UnB

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da CAPES tem um novo diretor: Gustavo Jardim Portella. Ele é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB).

Portella é servidor de carreira da CAPES desde 2008 e teve passagens pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e no setor privado.

Na CAPES, Portella sempre trabalhou na área de Tecnologia da Informação, chegando a ser coordenador-geral de Sistemas por quase 8 anos. Ele também atuou como professor em instituições de ensino particulares do Distrito Federal. Em 2016, iniciou o doutorado na UnB, concluído em 2021, quando foi cedido ao Ipea.

Agora, de volta à CAPES, Portella tem dois objetivos principais: incentivar ações de inovação tecnológica e concretizar o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Fundação, que teve o prazo prorrogado de 2023 para 2024. “O plano é muito importante, porque baliza todas as nossas contratações de serviços e aquisições de equipamentos de infraestrutura”, explica. “A elaboração de um plano alinhado aos objetivos estratégicos e às metas institucionais da CAPES é a prioridade no segundo semestre do ano”, reforçou.

Diretoria da Tecnologia e Informação (DTI)

A Diretoria de Tecnologia da Informação tem como missão o provimento de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com excelência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de recursos humanos de alto nível.

Norteada pelo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), a DTI possui como valores a busca por excelência, inovação, valorização das pessoas, colaboração e responsabilização, alinhados com as metas e objetivos do Governo Federal e do Ministério da Educação, e está organizada em quatro pilares: infraestrutura, desenvolvimento de sistemas, segurança da informação e disseminação da informação.

Atribuições

A DTI é responsável por propor, planejar, coordenar, implementar e manter atualizados os sistemas de informação que apoiam os processos da Fundação. Compete à diretoria, ainda, o atendimento e o suporte técnico permanente de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) aos usuários internos, e aos usuários externos, durante os eventos promovidos pela Fundação.