Vacina contra a Covid-19 entra no cronograma de imunização anual
Novo esquema de vacinação busca aumentar a cobertura vacinal no país
De acordo com orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina contra a Covid-19 passou a fazer parte do cronograma de imunização anual do Brasil. A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde, seguindo recomendações baseadas no risco epidemiológico e em evidências científicas.
A vacinação anual terá como público prioritário crianças de 6 meses a menores de 5 anos, além de grupos de maior risco, como idosos, imunossuprimidos, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. Atualmente, o imunizante está disponível gratuitamente no SUS para toda a população acima de 6 meses de idade.
Para aqueles que já tomaram ao menos duas doses da vacina, é recomendada uma dose de reforço da vacina bivalente. Já as pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde. A vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos segue um esquema de três doses, com intervalos específicos entre elas. Aqueles que concluírem o ciclo este ano não precisarão repetir as doses em 2024.
O Ministério da Saúde reforça que a imunização é uma prioridade do governo federal. A vacina é a principal medida de combate ao vírus e às formas graves da doença. Em fevereiro, foi lançado o Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de recuperar as altas coberturas vacinais no País. Para saber mais, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/covid-19