Notícias Participação da CAPES na 76ª Reunião da SBPC foi um sucesso
SBPC 

Participação da CAPES na 76ª Reunião da SBPC foi um sucesso

Publicado: 15/07/2024 18:39 Última Atualização: 16/07/2024 16:12

15072024SBPCEstudantes formaram fila no estande da Fundação, equipado com atrações interativas e sala para treinamentos do Portal de Periódicos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participou ativamente da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 7 a 13 de julho na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Ao longo da programação, presidente e diretores da Fundação compuseram mesas de abertura e debates com a comunidade acadêmico-científica, enquanto o estande da CAPES esteve repleto de visitantes. 

O estande da Fundação estava localizado na Tenda EXPOT&C 2024, próximo à entrada da ala jovem, em uma área de 36 m². O espaço ofereceu diversas atrações aos participantes, como totens com quiz sobre a CAPES, jogo interativo sobre as diferentes áreas de atuação e exibição de vídeos institucionais sobre os programas e ações da Fundação.

Além disso, uma equipe de servidores ficou à disposição para esclarecer dúvidas sobre a Fundação e orientar os usuários do Portal de Periódicos da CAPES, auxiliando-os quanto ao funcionamento, navegação, acesso e utilização do site. A partir do dia 8 de julho, a equipe da CAPES também ministrou treinamentos sobre o Portal de Periódicos, com duas turmas por dia, em uma sala exclusiva.

No total, o evento contou com mais de 27 mil inscritos e recebeu a visita de mais de 15 mil crianças e jovens de escolas da região. O público total foi estimado em mais de 35 mil pessoas, que desfrutaram de cerca de 280 atividades científicas, oferecidas por mais de 700 especialistas e autoridades. Além disso, mais de 130 atrações culturais, artísticas e interativas foram apresentadas nas tendas da ExpoT&C, da SBPC Jovem, no espaço Infâncias Mairi, na Tenda Afro e Indígena, nas quatro áreas da SBPC Cultural e no Paneiro: espaço da cultura alimentar.

Confira a seguir os destaques sobre a participação da CAPES na 76ª Reunião Anual da SBPC.

DIA 7/7

No domingo, 7 de julho, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da cerimônia de abertura do evento, realizada no tradicional Theatro da Paz, fora do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante a solenidade, a CAPES reforçou a estreita relação entre a ciência e a pós-graduação no Brasil.

DIA 8/7

Na segunda-feira, 8 de julho, Antonio Gomes de Souza Filho, diretor de Avaliação da CAPES, debateu sobre o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Ele destacou a necessidade de valorizar o planejamento e a autoavaliação dos programas de pós-graduação, além da importância da diversidade na oferta.

No mesmo dia, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou de debate sobre a atuação do governo em 18 meses de gestão e os desafios do novo PNPG. Denise ressaltou que o governo federal reajustou as bolsas da Fundação no início de 2023, com aumentos de 40% para as de pós-graduação e 75% para as de formação de professores. Ela também enfatizou que o Brasil atingiu a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, de formar 25 mil doutores por ano.

DIA 9/7

Na terça-feira, 9 de julho, Luiz Antonio Pessan, diretor de Programas e Bolsas no País (DPB) da CAPES, participou de um debate sobre Ciência Aberta. Ele observou que o Brasil registrou 156.800 artigos na base OpenAlex em 2023, sendo 75% em acesso aberto, e destacou o papel do Portal de Periódicos da CAPES nesse processo.

Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais (DRI) da Fundação, participou de uma mesa de discussão sobre a atratividade de carreiras científicas no Brasil para pesquisadores estrangeiros. Oppermann destacou aspectos da assimetria relacionada à mobilidade de pesquisadores e citou uma série de iniciativas da Fundação, como a criação do Programa Move La América e a expansão do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PEG), para resgatar o papel do Brasil como liderança na condução de pesquisas relevantes.

Ainda nesse dia, Denise Pires de Carvalho falou sobre o fortalecimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2024, ressaltando outras iniciativas da CAPES para melhorar a educação básica, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

DIA 10/7

Na quarta-feira, 10 de julho, Denise Pires de Carvalho participou de homenagem ao físico ítalo-brasileiro Ennio Candotti (1942-2023), cujo nome será dado ao Grande Prêmio CAPES de Tese do Colégio de Ciências da Vida na edição de 2024.

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, titular da Diretoria de Educação a Distância (DED) participou de mesa redonda na qual abordou os processos concernentes à formação de professores no País, situando histórico, concepções, disputas e proposições, com foco nas políticas, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e na materialização de projetos institucionais sobre a temática. Amorim abordou, ainda, os atuais indicadores educacionais e os desafios para a efetivação de uma política nacional de Estado para a formação de professores, e de sua interface com o processo de proposição do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2030).

DIA 12/7

Na sexta-feira, Marcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da CAPES, participou de debate sobre o ensino de base no país.

Ao longo da 76ª Reunião Anual da SBPC, a CAPES tem reafirmado o seu compromisso com o fomento, a avaliação e o acompanhamento da pós-graduação stricto sensu, bem como com a disseminação de informações relevantes para a comunidade científica.