Capes inicia pesquisa de clima organizacional
Aconteceu na sexta-feira, 3, no auditório do 1° subsolo, a reunião de apresentação da 1° pesquisa de clima organizacional da Capes. O encontro contou com a presença dos consultores da Quântica, empresa responsável pela pesquisa, da coordenadora de gestão de pessoas, Lúcia Roberta Pradines, e do diretor de Gestão, Fábio de Paiva Vaz.
A pesquisa será dividida em duas etapas. A primeira, análise quantitativa, a qual será realizada por servidores, estagiários e terceirizados e consistirá no preenchimento de formulário via web. Os formulários estarão disponíveis no período de 6 a 17 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na sala J, do 1° subsolo.
A análise qualitativa, por sua vez, será realizada depois de consolidadas as respostas dos formulários. Nessa etapa, será explorado o entendimento do dos resultados quantitativos por meio da realização de grupos focais.
Segundo o diretor de gestão, Fábio Vaz, o objetivo do encontro é explicar aos servidores como a pesquisa será feita e de que maneira os resultados obtidos poderão ser utilizados. "Queremos identificar oportunidades de melhoria e aplicá-las em um plano de ação", explicou.
Fatores avaliados
Os itens do questionário abordarão fatores como capacitação e desenvolvimento; características do trabalho; estratégias de comunicação; coordenação de pessoas; imagem institucional; qualidade de vida no trabalho e relacionamento entre as áreas, entre outros.
Clima Organizacional
A pesquisa de Clima Organizacional visa à criação de mecanismos para implantação de planos de melhorias para as organizações. A iniciativa por si só não traz melhorias imediatas, mas pode produzir ferramentas que embasarão ações futuras.
Entre os resultados que podem ser alcançados com a pesquisa estão a avaliação da percepção do coletivo, a interpretação de situações cotidianas, o reflexo de normas e valores prevalentes, além da análise de comportamentos como resultado do clima.
É importante ressaltar que a pesquisa de clima organizacional não é uma pesquisa de satisfação, mas sim uma ferramenta que pode levar a conclusões relacionadas à satisfação dos colaboradores de uma organização.