Notícias Atletas que treinam na Enap competem nas Paraolimpíadas em Paris
PARAOLÍMPIADAS

Atletas que treinam na Enap competem nas Paraolimpíadas em Paris

Publicado: 28/08/2024 16:28 Última Atualização: 28/08/2024 16:40

28082024 ENAP CETEFE PARAOLIMPIADASO Brasil envia sua maior delegação internacional para os jogos que começam hoje, 28/08, e seguem até o dia 11 de setembro

Com a chegada dos Jogos Paralímpicos de Paris que começa hoje, 28 de agosto, e vai até o dia 11 de setembro, o Brasil envia a sua maior delegação internacional, com 276 competidores, dos quais quatro, utilizam as instalações do Complexo Esportivo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para sua preparação.

A Enap tem servido de base para atletas paralímpicos há mais de 30 anos, em diversas modalidades. Entre os atletas convocados, destacam-se alguns nomes, como Ana Paula Marques, de 42 anos, quecompetirá no halterofilismo na categoria até 61 kg. Ela se tornou pessoa com deficiência aos 20 anos, após ser vítima de uma tentativa de feminicídio e iniciou na vela adaptada antes de migrar para o halterofilismo em 2015.

Outro destaque é Luciano Reinaldo, que conquistou uma vaga no tiro com arco, na categoria Recurvo Open masculino. Nascido com mielomeningocele, Luciano já representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, onde obteve a quarta colocação, o melhor resultado de um brasileiro na modalidade. Ele utiliza as instalações da Enap há quinze anos e destaca que a estrutura da Escola contribui significativamente para atletas e pessoas com deficiência.

Daniele Torres, de 31 anos, atleta de parabadminton, é outro destaque. Daniele contraiu uma infecção hospitalar ao nascer, resultando em paraplegia. Ela começou no parabadminton em 2012 e, desde então, acumulou conquistas, incluindo ouro no simples feminino e prata nas duplas femininas WH1-WH2 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Treinando na Enap há mais de dez anos, Daniele é a primeira mulher a representar o parabadminton nas Paralimpíadas.

Também se destaca o paraibano Ariosvaldo Fernandes, de 47 anos, mais conhecido como Parré, que contraiu poliomielite aos 18 meses de idade, resultando na paralisia de seus membros inferiores. Medalhista no Mundial de Atletismo em Kobe, no Japão, ele agora se apresenta como uma forte promessa de medalha nas Paralimpíadas de Paris.

Histórico de resultados 

A excelência do Complexo Esportivo da Enap e do Cetefe tem se traduzido em resultados expressivos e até em medalha de ouro. Entre as conquistas recentes estão: ouro, prata e bronze na natação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; ouro no tênis em cadeira de rodas e prata no atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015; além da prata no Campeonato Mundial de Tiro com Arco (2023).  

Brasil nos Jogos Paralímpicos

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze). Com a participação em Paris 2024, o país está a apenas 27 conquistas de alcançar a marca de 400 pódios. Na última edição, em Tóquio 2020, o Brasil fez sua melhor campanha, com 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, superando os resultados de Londres 2012.

Para saber mais, acesse: https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/atletas-que-treinam-na-enap-embarcam-esta-semana-para-competirem-nos-jogos-paralimpicos-de-paris

Com informações da Enap.