Notícias Comitê Interno de Governança aprova metodologia de Gestão de Riscos e o 1º Plano de Integridade da CAPES
GOVERNANÇA

Comitê Interno de Governança aprova metodologia de Gestão de Riscos e o 1º Plano de Integridade da CAPES

Publicado: 13/09/2024 10:16 Última Atualização: 13/09/2024 10:22

13092024 COMITÊ DE GOVERNANÇAdentro 6Medidas visam promover maior segurança e ética na gestão da Fundação 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) deu importantes passos em direção a uma gestão mais transparente e íntegra. No dia 9 de setembro, foi realizada a 4ª reunião extraordinária do Comitê Interno de Governança da CAPES (CIG), composto pela presidente e pelos diretores da Fundação. A reunião também contou com a participação do Comitê Técnico de Integridade e com a presença da convidada externa Maria Luiza Firmiano Teixeira, gerente de projetos do Ministério da Educação, que enriqueceu as discussões sobre gestão de riscos e integridade.

Na reunião, Maria Luiza apresentou sobre gestão de riscos e sua importância para a administração institucional, promovendo um debate enriquecedor entre os participantes. Após a apresentação, Elivelton Santa Cruz, Coordenador de Assuntos Estratégicos Institucionais da Coordenação-Geral de Governança e Planejamento (CAES/CGGOV), apresentou a metodologia de gestão de riscos para a CAPES. Essa metodologia define o tratamento dos riscos, sejam institucionais ou de integridade, que deve ser seguido na gestão de riscos de programas e projetos institucionais.

Após a apresentação e discussão, o CIG aprovou a metodologia para diagramação e publicação. Além disso, o Coordenador informou que está sendo planejada a oferta de um curso sobre gestão de riscos para os servidores da CAPES. Cada diretoria indicará um facilitador que servirá como ponto focal para tratar o assunto dentro de sua respectiva área.

Na reunião, também foi apresentado o primeiro Plano de Integridade da CAPES, construído pela Unidade de Gestão da Integridade, que atualmente é a CGGOV, junto com o Comitê Técnico de Integridade. O Plano prevê 32 ações a serem executadas entre 2024 e 2025, que visam o fortalecimento da integridade institucional. “Este primeiro plano é voltado para ações educativas quanto à prevenção de atos ilícitos e antiéticos, como cursos, palestras, rodas de conversa, elaboração de guias e normativos, entre outros”, destacou o Coordenador-Geral de Governança e Planejamento, Yuri Ghobad.

O CIG aprovou por unanimidade o Plano que também segue para diagramação e publicação. Mais informações sobre a gestão de riscos na CAPES estão disponíveis em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/governanca/gestao-de-riscos. Mais informações sobre a gestão da integridade estão disponíveis em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/governanca/gestao-da-integridade