Notícias CAPES promove palestra sobre prevenção do suicídio
SETEMBRO AMARELO

CAPES promove palestra sobre prevenção do suicídio

Publicado: 13/09/2024 17:12 Última Atualização: 13/09/2024 17:12

13092024 coberturasetembroamareloSe você precisa de ajuda, ligue para o 188 para ser ouvido anonimamente e sem julgamentos. A saúde mental não é frescura e as doenças mentais podem ser tratadas

Na sexta-feira, 13/09, a Diretoria de Gestão (DGES) da CAPES promoveu um bate-papo em apoio à campanha Setembro Amarelo, abordando saúde mental e prevenção do suicídio. O psicólogo clínico Daniel Bertholdo, convidado especial, discutiu a importância de falar abertamente sobre o tema e incentivar as pessoas a buscarem apoio quando necessário.

Bertholdo apresentou dados impactantes, mostrando que, apesar dos esforços, o suicídio continua a ser uma triste realidade que afeta o mundo todo. Anualmente, mais pessoas morrem de suicídio do que por HIV, malária ou câncer de mama. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a 4ª causa de morte, atrás de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 pessoas por dia.

O psicólogo abordou a associação do suicídio com transtornos mentais, especialmente a depressão. Bertholdo discutiu o vazio existencial e sua relação com o autoextermínio. Ele destacou que a mente humana precisa de emoções positivas para encontrar sentido e felicidade na vida. “A prevenção do suicídio passa por olhar nos olhos, prestar atenção, dedicar um tempo de qualidade, ouvir sem julgar e demonstrar afeto. Às vezes, a pessoa só precisa ser ouvida sem julgamento e sem que se busque imediatamente uma solução”, explicou.

Luciana Mendonça Gottschall, diretora da DGES, destacou a importância do tema e a necessidade de olhar para o outro. Ela ressaltou a gestão humanizada e empática como ferramentas cruciais para promover um ambiente de trabalho mais saudável. “A promoção do tema vem da necessidade de aprendermos a olhar para o outro, a prestar mais atenção nas pessoas que estão ao nosso redor, mesmo com a correria do dia a dia. É um momento importante para refletirmos sobre a importância da vida”, destacou a diretora.

Adriano Mendes de Almeida, coordenador-geral de Gestão de Pessoas da DGES, destacou a necessidade de quebrar o silêncio sobre o tema e reforçou que a vida é sempre a melhor escolha. Se você precisa de ajuda, ligue para o 188 para ser ouvido anonimamente e sem julgamentos. A saúde mental não é frescura e as doenças mentais podem ser tratadas. Se precisar, peça ajuda e procure um especialista. Falar é a melhor solução.

A campanha Setembro Amarelo® salva vidas! Acesse: https://www.setembroamarelo.com/