RBPG apresenta documentos históricos da criação da CAPES
Publicação, que chega aos seus 20 anos, valoriza o acervo do Arquivo Central da Fundação
A CAPES lança nesta terça-feira, 24 de setembro, uma publicação especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), que em 2024 completa 20 anos de existência. A nova edição apresenta documentos históricos da época da criação da Fundação, nos anos 50, pelo educador Anísio Teixeira.
A RBPG Especial reúne sete documentos do acervo do Arquivo Central da CAPES. São textos que fundamentaram e guiaram a política inicial da agência, que começou suas atividades com o fomento e, na sequência, a avaliação da pós-graduação, e, a partir de 2007, atua também na formação de professores da educação básica.
Com um amplo acervo, o Arquivo Central da CAPES é uma importante fonte de pesquisa para compreender a trajetória da educação superior e da pesquisa no Brasil. A edição especial da Revista pretende estimular o grande potencial de estudos que podem ser realizados a partir desses documentos.
“A edição especial é um convite à comunidade científica para conhecer esse precioso acervo e explorar suas possibilidades”, ressalta a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, em seu texto de apresentação da RBPG. Para ela, a publicação é uma forma a honrar o passado e incentivar a pesquisa e a produção de novos conhecimentos sobre a trajetória da Fundação.
A seleção dos documentos foi realizada pelas analistas em Ciência e Tecnologia da CAPES, Liliane Ferreira e Marcella Braga. Elas assinam o artigo que explica o processo de curadoria para a escolha do material que consta da RBPG. “O arquivo configura-se como testemunho precioso da implementação de políticas públicas que colaboraram diretamente com o desenvolvimento do ensino superior e, mais especificamente, com a formação de pessoal de alta qualificação”, descrevem.
Na avaliação do editor-chefe da RBPG, Renato Carvalheira, essa que é a quarta edição especial da Revista valoriza o acervo histórico da CAPES e serve como um legado para a educação brasileira. “A finalidade foi trazer esses documentos à tona de maneira didática e de fácil acesso. Dessa forma, a edição valoriza a própria história da instituição e os 20 anos da RBPG”, destaca.
RBPG Especial: documentos selecionados
- Correspondência assinada por Anísio Teixeira, solicitando ao Ministro extensão do prazo estabelecido pelo Decreto de criação da CAPES, de dezembro de 1951
- Primeira publicação da CAPES, de março de 1952
- Correspondência assinada por Anísio Teixeira, encaminhando ao Ministro o Plano da Campanha de 28/06/1952
- Proposta para o INEP executar o plano da Campanha, assinado por Anísio Teixeira
- Exposição de Motivos 757, assinado pelo Ministro Simões Filho, encaminhando o plano da Campanha e seu funcionamento no INEP, de junho de 1952
- Página do DOU com o extrato da Exposição de Motivos n. 757
- A Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, texto apresentado por Anísio Teixeira na VI Reunião Anual da SBPC em 1954
Outros documentos históricos podem ser acessados no site www.memoria.capes.gov.br
Sobre a RBPG
A Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) é um periódico digital editado pela Coordenação-Geral de Comunicação da CAPES com o objetivo de disseminar conhecimento técnico-científico sobre educação, ciência e tecnologia, cooperação internacional e inovação. A publicação tem, desde 2004, preenchido e fomentado um relevante espaço de debate sobre as políticas públicas que incidem no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Até o momento, já foram produzidas 43 edições, sendo quatro de caráter especial.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES