Notícias Unidades de Saúde do DF oferecem técnicas integrativas
SAÚDE

Unidades de Saúde do DF oferecem técnicas integrativas

Publicado: 27/09/2024 11:53 Última Atualização: 27/09/2024 11:53

27092024 Foto 1 Foto Ualisson Noronha Agencia Saude DFAcupuntura, tai chi chuan e arteterapia são algumas das modalidades ofertadas

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) oferece uma ampla gama de Práticas Integrativas em Saúde (PIS) em aproximadamente 200 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essas práticas, disponíveis para a comunidade em geral, buscam abordar a saúde de forma multidimensional, considerando os aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais.

Os serviços oferecidos incluem acupuntura, arteterapia, auriculoterapia, automassagem, fitoterapia, homeopatia, lian gong, medicina e terapias antroposóficas, meditação, musicoterapia, reiki, shantala, tai chi chuan, terapia comunitária integrativa, ayurveda, yoga (hatha e laya) e Técnicas de Redução de Estresse (TRE).

Para participar, basta que o interessado entre em contato com a UBS mais próxima e realize o agendamento. Algumas práticas, como TRE, laya yoga, terapia comunitária integrativa, meditação e automassagem, também estão disponíveis on-line, facilitando o acesso da população.

As PIS são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), que se referem a um amplo conjunto de práticas baseadas em teorias e experiências de diferentes culturas. No Brasil, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram instituídas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) em 2006.

Para obter mais informações, acesse: https://www.saude.df.gov.br/praticas-integrativas-em-saude