Corregedoria e DEB debatem a construção de um ambiente de trabalho saudável
O encontro, promovido pela Corregedoria da Fundação, abordou temas como o gerenciamento de conflitos e a prevenção de assédios
A Corregedoria da CAPES promoveu, no dia 30 de setembro, um bate-papo junto à Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) sobre a criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável. A DEB foi a primeira a participar dessa iniciativa. Nos próximos meses, as demais Diretorias da CAPES serão convidadas a debater sobre a temática.
O evento, liderado pelo corregedor da instituição, Reonauto da Silva Souza Júnior, abordou temas como o gerenciamento de conflitos e a prevenção de assédios. A ação reforça o compromisso da CAPES na promoção de um ambiente de trabalho harmônico e respeitoso, onde a diversidade de opiniões é valorizada e respeitada. O encontro reuniu chefias, servidores, colaboradores e prestadores de serviço da instituição, em uma importante oportunidade de discutir questões sensíveis, mas fundamentais para o bem-estar da comunidade.
O Corregedor iniciou a apresentação destacando a complexidade das interações no ambiente de trabalho e a diferença entre conflitos laborais naturais e o assédio moral. Segundo ele, o conflito, quando bem gerido, pode ser construtivo para a dinâmica organizacional. Já o assédio moral constitui uma conduta abusiva que prejudica o ambiente e a saúde mental dos envolvidos.
Durante o encontro, foram abordadas diversas formas de assédio, como o verbal e o psicológico, e seus impactos negativos. Também foi ressaltada a necessidade de criar um ambiente de respeito e confiança, onde os servidores e colaboradores se sintam seguros para denunciar práticas abusivas.
O corregedor destacou que a construção de um ambiente de trabalho saudável é responsabilidade de todos os envolvidos na instituição, não apenas dos gestores. “Elementos como colaboração, empatia, respeito à diversidade de opiniões e adoção de meios claros de resolução de conflitos são fundamentais para o sucesso e bem-estar de qualquer organização”, pontuou Reonauto da Silva Souza Júnior.
Ainda segundo o corregedor, o conflito quando gerenciado adequadamente pode promover debates construtivos e estimular novas ideias. No entanto, sem um gerenciamento apropriado, esses conflitos podem escalar e prejudicar as relações de trabalho. Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar seus pontos de vista, enriquecendo a discussão